Três Dimensões
TRÊS DIMENSÕES
“A inovação nasce de sonharmos com algo que ainda não existe”
Filipa Caetano tem 24 anos, nasceu e cresceu em Santarém e está a concluir o mestrado na área de Engenharia Química. É coordenadora-adjunta do Grupo de Jovens Engenheiros da Ordem dos Engenheiros da Região Sul e acredita que a inovação nasce do equilíbrio entre sonhar e manter os pés na terra.
Três Dimensões | 14-01-2026
TRÊS DIMENSÕES
“Abrantes está num ciclo positivo de actividade económica”
Pedro Fernandes é de Abrantes, cidade onde abriu a sua empresa em nome próprio. Aos 55 anos, diz-se realizado a nível profissional. Trabalha com contabilidade e assessoria, ajudando pequenas empresas e particulares. Assume-se como uma pessoa pacífica e muito preocupada com os seus colaboradores.
Três Dimensões | 07-01-2026
TRÊS DIMENSÕES
“Não é possível fazer agricultura como se fazia; há práticas ambientais que os agricultores têm de cumprir”
Com um percurso feito entre o campo e a cidade, João Fonseca fala da agricultura como uma actividade que se constrói ao longo do tempo. Da infância em Lisboa, cidade onde nasceu em 1970, às responsabilidades actuais na Companhia das Lezírias, defende decisões assentes no conhecimento, no racional económico e no respeito pelo ambiente.
Três Dimensões | 31-12-2025
TRÊS DIMENSÕES
“Os políticos não souberam preparar o crescimento do Carregado”
Nuno Coelho, 56 anos, é presidente da Associação Desportiva do Carregado, colectividade que desempenha um papel social importante na vila. Pai de três filhos, é arquitecto, actividade que exerce em paralelo com a docência. Pelo caminho ficou a política, nomeadamente os 12 anos em que foi vereador do PSD na Câmara de Alenquer ou os quatro anos na assembleia municipal. Passou a infância num Carregado bairrista que cresceu em população e actividades económicas, mas que, a seu ver, não se desenvolveu o suficiente.
Três Dimensões | 24-12-2025
TRÊS DIMENSÕES
“Luta dos trabalhadores da Sumol+Compal devia ser notícia todos os dias”
Marcos Rebocho tem 49 anos, vive em Vialonga desde os seis anos e não se vê a residir noutra localidade. É coordenador nacional do STIAC - Sindicato Nacional dos Trabalhadores da Indústria Alimentar. Trabalha em Santarém e tem acompanhado de perto a luta dos trabalhadores de várias empresas, incluindo da Sumol+Compal, que critica por em doze anos não ter aumentado os salários dos colaboradores. Gosta de perceber as dinâmicas laborais e avisa que um patrão que não valorize os trabalhadores mais tarde ou mais cedo acaba por ter problemas.
Três Dimensões | 17-12-2025
TRÊS DIMENSÕES
“Nas Urgências não se podem tomar decisões erradas”
Cláudia Pereira nasceu em Santarém, cidade onde trabalha há 22 anos como enfermeira no hospital e, desde há 12 anos, como tripulante na Viatura Médica de Emergência e Reanimação. Nesta conversa, alerta para os internamentos sociais e a necessidade de investimento no serviço público de saúde. Lamenta que as pessoas estejam cada vez mais egoístas e partilha o caso de uma utente que voltou à vida e a marcou para sempre.
Três Dimensões | 10-12-2025
TRÊS DIMENSÕES
“A idade trouxe-me serenidade e não deixo o stress comandar o que faço”
Marta Martinho tem 52 anos e é a coordenadora de logística internacional da empresa Asfertglobal, na Várzea, Santarém. Caracteriza-se como uma mulher do campo, é alguém que carrega a família como bússola e a autenticidade como regra. Vive a poucos minutos do local de trabalho e a cem metros da casa onde cresceu, referindo que gosta da simplicidade de viver no campo.
Três Dimensões | 03-12-2025
TRÊS DIMENSÕES
“Tenho uma batalha diária: a minha farmácia prestar um bom serviço”
Diogo Alagoa é de Tomar, mas trabalha na Farmácia Avenida, em Ourém, há 10 anos. Licenciou-se em Ciências Farmacêuticas e começou logo a trabalhar na farmácia que foi fundada pelo pai. Aos 35 anos, assume-se realizado a nível profissional. Define-se como uma pessoa extrovertida, de relacionamentos fáceis e que gosta muito de trabalhar.
Três Dimensões | 25-11-2025
TRÊS DIMENSÕES
“Ser empresário em Portugal é um acto de coragem”
Natural de Santarém e criado em Coruche, Alexandre Neves, 48 anos, é economista, consultor e formador. Passou quase duas décadas no ensino e hoje lidera duas empresas na área da consultoria e da contabilidade, com clientes em Portugal e no estrangeiro. Acredita que a fé e a ética são traves mestras da sua vida e da sua forma de estar nos negócios. Entre os números, a família e o desejo de continuar a empreender, Alexandre Neves é o retrato de uma geração que cresceu com valores sólidos.
Três Dimensões | 12-11-2025
TRÊS DIMENSÕES
“As melhores decisões tomam-se com base em dados e não em percepções”
Paulo Simões, 51 anos, secretário executivo da Comunidade Intermunicipal do Oeste, é um gestor que não se desligou das raízes nem do campo de futebol onde ainda joga por brincadeira. Investigador e professor, acredita que as melhores decisões públicas resultam do conhecimento e da proximidade às pessoas. E garante que a política está fora dos seus horizontes.
Três Dimensões | 05-11-2025


