uma parceria com o Jornal Expresso

Edição Diária >

Edição Semanal >

Assine O Mirante e receba o jornal em casa
31 anos do jornal o Mirante
Feira Nacional da Agricultura em Santarém até domingo

Feira Nacional da Agricultura em Santarém até domingo

Inauguração contou com a presença do ministro da Agricultura

A Feira Nacional da Agricultura/Feira do Ribatejo foi inaugurada na tarde de sábado, 10 de Junho, no Centro Nacional de Exposições e Mercados Agrícolas (CNEMA), em Santarém, pelo ministro da Agricultura, Capoulas Santos. Para além de ter sido a primeira feira inaugurada pelo novo presidente do CNEMA, Eduardo Oliveira e Sousa, registou-se outra novidade: desta vez, não houve guarda de honra com campinos, pois o governante chegou um pouco antes da hora marcada e os campinos ainda não se encontravam no local.
O ministro da Agricultura aproveitou para anunciar a antecipação dos pagamentos do primeiro e do segundo pilares da Política Agrícola Comum (PAC), relativos à produção agrícola e ao desenvolvimento rural, “para melhorar a situação de tesouraria” dos produtores. Capoulas Santos afirmou que, no caso do segundo pilar, os agricultores vão receber, “com pelo menos três meses de antecedência, os pagamentos a que têm direito este ano, por forma a melhorar a situação de tesouraria”.
“Trata-se de ajudar a tesouraria dos agricultores, em particular dos produtores pecuários, que são aqueles que serão os primeiros afectados” numa situação de seca, dada a necessidade de alimentação animal e de abeberamento.
Durante mais de três horas, sob intenso calor, a comitiva, onde se viam muitos autarcas da região e representantes de múltiplas instituições, percorreu o recinto, visitando expositores de empresas e entidades várias, maquinaria agrícola e animais. Este ano a feira tem como tema central os cereais e por objectivo “chamar a atenção dos portugueses para a importância da agricultura” nacional.
Esperando mais de 200.000 visitantes e 40.000 profissionais, a organização apostou na melhoria das condições de acolhimento, disponibilizando um novo parque de estacionamento para mais 1.200 viaturas (com uma área reservada aos expositores) e mais zonas de sombreamento.

Ana Moura e Ana Carolina encerram programa de concertos
A ribatejana Ana Moura (na sexta-feira, 16 de Junho) e a brasileira Ana Carolina (no sábado, 17 de Junho) encerram com chave de ouro o programa de concertos da edição deste ano da Feira Nacional de Agricultura/Feira do Ribatejo, que decorre até domingo, 18 de Junho. Os espectáculos têm início cerca da meia-noite.
Além dos diversos espectáculos musicais não vão faltar exposições de máquinas agrícolas e animais, sessões técnicas, actividades equestres e taurinas, artesanato, restaurantes e tasquinhas regionais. Nos dias 15, 17 e 18 haverá mercados tradicionais no recinto da feira. Os campinos são figuras indissociáveis da feira e vão participar em demonstrações de perícia, corrida, apartação e condução de cabrestos.
O tema deste ano da FNA é “Cereais de Portugal”. À entrada do parque de exposições está um campo com vários cereais. O objectivo é chamar a atenção dos visitantes para este tipo de produtos em que não há uma aposta muito grande em Portugal. O orçamento da feira é semelhante ao do ano passado, cerca de um milhão e cem mil euros, e o preço dos bilhetes também se mantém em sete euros por pessoa. As crianças até aos 11 anos não pagam.
O parque de estacionamento do CNEMA foi alargado tendo agora capacidade para mais 1200 lugares de estacionamento. Foi feita uma parceria com a CP – Comboios de Portugal e quem apresentar o bilhete para a Feira da Agricultura e viajar de comboio terá desconto de 30 por cento no bilhete deste meio de transporte. Também vão estar à disposição dos visitantes diversos transfers, gratuitos, que farão o circuito entre vários pontos da cidade e o CNEMA, numa parceria com a Rodoviária do Tejo.

Feira Nacional da Agricultura em Santarém até domingo

Mais Notícias

    A carregar...

    Capas

    Assine O MIRANTE e receba o Jornal em casa
    Clique para fazer o pedido