Especiais | 01-12-2023 16:00

Quatro décadas de dedicação à gastronomia enaltecendo Vila Franca de Xira

Quatro décadas de dedicação à gastronomia enaltecendo Vila Franca de Xira
Micro Empresa
Fernando Carneiro e José Gomes são os sócios-gerentes do restaurante O Forno, em Vila Franca de Xira, inaugurado há quase 40 anos

Fernando Carneiro e José Gomes radicaram-se em 1973 em Vila Franca de Xira e apaixonaram-se pela cidade e pelas suas tradições. Em 1984 decidiram lançar-se por conta própria e abriram o restaurante “O Forno” com pratos regionais que ainda hoje fazem parte da ementa. Pelo restaurante passaram muitas figuras mediáticas e os clientes mais fiéis deslocam-se de vários pontos do país para comer vários pratos tradicionais e aquele que dizem ser o melhor sável frito com açorda de ovas.

Fernando Carneiro e José Gomes gerem o restaurante “O Forno” quase há 40 anos em Vila Franca de Xira, que abriram após terem trabalhado durante uma década em vários estabelecimentos. Quando decidiram avançar com o próprio negócio tinham em mente fazer pratos regionais diferentes dos que se serviam no concelho. Ao longo dos anos foram alterando as ementas, mas as especialidades gastronómicas têm fidelizado os clientes ao longo do tempo. O arroz de tamboril com gambas, as espetadas de tamboril, espetadas do lombo, torricado de bacalhau e bacalhau assado na brasa com batatas a murro são algumas das iguarias mais apreciadas. Muito procurada é também a açorda de gambas e o sável frito com açorda de ovas, que os clientes elegem como o melhor do país.
“O Forno” continua a ser um marco na gastronomia e um restaurante por onde já passaram diversas individualidades nacionais e internacionais. Na área do futebol destaque para Éric Cantona, Torres, Vítor Paneira, Simão Sabrosa e Peixe. Da tauromaquia já almoçaram ou jantaram José Júlio, Joselito, David Ribeiro Telles ou José Falcão. Na política já se sentaram à mesa do restaurante o falecido Álvaro Cunhal e mais tarde António Guterres, Jorge Sampaio e Alberto João Jardim.
Fernando Carneiro e José Gomes orgulham-se de terem clientes fiéis, mesmo em períodos de maior dificuldade, que são quem lhes dá força para continuarem a servir com excelência. No espaço, numa rua antiga da cidade a caminho da praça de toiros, já se fizeram festas de casamento, baptizados e aniversários. Os clientes que procuram as especialidades gastronómicas do restaurante chegam de todo o país. Famílias de Braga, Vila Verde, Porto e Coimbra fazem questão de degustar as famosas costelinhas de borrego. A qualidade dos produtos e o serviço são a marca do restaurante que conta actualmente com sete funcionários incluindo a cozinheira que trabalha na casa há 30 anos.
Os sócios dizem não ter concorrência e sempre se mantiveram fiéis à imagem inicial para garantir aos clientes simpatia, qualidade e boa comida. Fernando Carneiro é um crítico do que se faz, ou do que fica por fazer, em Vila Franca de Xira. Os pensamentos ocorrem-lhe quando acorda ou enquanto trabalha. O empresário diz que o presidente da câmara, Fernando Paulo Ferreira, e a sua equipa deviam apostar em criar um pólo de formação na área da restauração. Desta forma atraía-se jovens que pudessem dar continuidade a esta área na cidade e ficarem a trabalhar no concelho. Actualmente os melhores restaurantes têm à frente pessoas mais velhas que não têm garantia de continuidade nos negócios.
Fernando Carneiro realça que se deve promover mais a Lezíria e o rio Tejo e apostar na animação de rua. Para o empresário, a campanha gastronómica do sável deve ser acompanhada de outros atractivos que captem visitantes e os façam permanecer na cidade, além de se incentivar o comércio a estar aberto ao fim-de-semana, pelo menos nessa altura.

Continuar a modernizar o restaurante

Todos os anos “O Forno” tem uma subida na facturação. Ao longo das quatro décadas de actividade os proprietários mantiveram uma aposta na modernização de equipamentos e remodelação da cozinha e do balcão. Fernando Carneiro e José Gomes, que vivem em Vila Franca de Xira há meio século, gostavam que no futuro o negócio fosse administrado por jovens com experiência em restauração e hotelaria.
Uma das dificuldades sentidas nesta área é a contratação de pessoal atendendo às exigências do negócio. Há cerca de um ano havia dificuldade em recrutar pessoas por causa dos horários e de terem de trabalhar aos fins-de-semana, mas a situação tem melhorado paulatinamente. Apesar das dificuldades de estacionamento que os clientes enfrentam quando chegam a Vila Franca de Xira não se importam de deixar o carro mais longe para tomarem a refeição no restaurante “O Forno”.
O restaurante participa nas campanhas gastronómicas promovidas pela autarquia, nomeadamente no mês do Sável, mas os proprietários consideram que deve ser feito mais como garantir animação em determinadas datas e criar mais bolsas de estacionamento.
Desde sempre na Rua Doutor Miguel Bombarda, “O Forno” abre de quarta-feira a domingo das 12h00 às 15h00 e das 19h00 às 23h00. À segunda-feira está aberto apenas para almoços e o dia de fecho é à terça-feira.

Mais Notícias

    A carregar...
    Logo: Mirante TV
    mais vídeos
    mais fotogalerias

    Edição Semanal

    Edição nº 1652
    21-02-2024
    Capa Vale Tejo
    Edição nº 1652
    21-02-2024
    Capa Lezíria/Médio Tejo