Projecto Eucalipto | 01-10-2026 16:41

Galiza e Norte de Portugal procuram no passado soluções para os problemas futuros com os incêndios e o eucalipto

Galiza e Norte de Portugal procuram no passado soluções para os problemas futuros com os incêndios e o eucalipto
Incendio en A Pobra do Brollón y Quiroga, Lugo | Foto: EP

A expansão do eucalipto e o abandono do mundo rural são problemas comuns aos dois territórios, onde autoridades, profissionais, ambientalistas e especialistas apresentam as suas perspectivas sobre uma realidade que não tem uma causa única, mas para a qual parecem existir soluções partilhadas de ambos os lados do Minho. Durante seis meses, o GaliciaPress e O MIRANTE investigaram, dos dois lados da fronteira, a expansão do eucalipto, a gestão florestal e a sua relação com os incêndios, combinando trabalho de campo, entrevistas, análise documental e pedidos de acesso a informação pública para traçar um retrato da situação actual.

Separadas por um rio, mas tantas vezes unidas pela tragédia, a Galiza e o Norte de Portugal partilham tantas particularidades como problemas. Os próximos anos representarão um desafio para dois territórios especialmente expostos às consequências da crise climática e do abandono rural, factores associados à crescente violência de alguns incêndios florestais. A este cenário junta-se uma árvore cuja expansão transformou grande parte da paisagem florestal dos dois territórios: o eucalipto.

As alterações na exploração dos nossos espaços florestais transformaram a realidade do mundo rural na Galiza e em Portugal. Os especialistas consultados durante a investigação analisaram de que forma factores como o abandono, a acumulação de combustível, a falta de gestão, a estrutura da propriedade e a composição florestal interagem em territórios cada vez mais expostos a grandes incêndios.

A única resposta para o mundo rural?

O engenheiro florestal da Escola de Engenharia Florestal da Universidade de Vigo, Xoán Picos, estudou aprofundadamente os incêndios de diferentes vagas, como as de 2017 e do passado ano de 2025, procurando identificar padrões e elementos comuns que ajudem a minimizar os riscos no futuro.

O eucalipto, que poderia ser apontado como denominador comum de todos os grandes incêndios, nem sempre é, na realidade, um elemento tão decisivo. Como o próprio Picos explicou ao GaliciaPress, «a presença desta árvore nos territórios afectados pelos incêndios de 2025 é muito reduzida».

Também a investigadora Cristina Fernández Filgueira questionou, num trabalho publicado por O MIRANTE, a classificação do eucalipto como «espécie pirófita», uma vez que essa designação não diz respeito à sua capacidade de provocar incêndios, mas sim à sua resistência e capacidade de recuperação após o fogo.

«O eucalipto é um factor que influencia determinados incêndios? É verdade. É o único factor que podemos apontar como origem dos incêndios? Não faz sentido, porque a presença desta árvore nos territórios ardidos este ano é muito reduzida. É um factor, mas onde está? Como é gerido? Porque está ali?», questionava Picos, aprofundando as causas desta crise numa análise detalhada, em que abordava questões como a «indústria do fogo» ou o papel dos governos após os incêndios.

Esta perspectiva é reforçada pelos dados que indicam que, historicamente, a maior parte da área afectada pelos incêndios na Galiza corresponde a superfícies não arborizadas, nomeadamente vegetação rasteira. Segundo números disponibilizados pela empresa de pasta de papel ENCE, que defende que o abandono da floresta é actualmente o verdadeiro perigo, e não a quantidade de eucalipto existente no território. Esta realidade também dificulta a recuperação dos terrenos após os incêndios. A qualidade dos solos, de ambos os lados da Raia, condiciona igualmente o futuro dos dois territórios quando tudo o que resta são cinzas.

Assim, embora os especialistas reconheçam que esta espécie é um factor a ter em conta, existem outros problemas mais prementes, como as alterações no aproveitamento dos espaços florestais, associadas à perda de importância da agricultura e da silvicultura nas economias da Galiza e de Portugal.

Da mesma forma, a estrutura da propriedade, marcada na Galiza pelo predomínio secular do minifúndio, faz com que se encontrem terrenos abandonados por todo o lado, misturados com parcelas que continuam a ser exploradas, numa paisagem onde convivem propriedades geridas e outras deixadas ao abandono.

A exploração florestal foi evoluindo no sentido de procurar uma maior rentabilidade, sendo precisamente o eucalipto uma das espécies que mais vantagens económicas oferece. Ainda assim, necessita de determinadas condições climáticas e de solo para atingir uma rentabilidade elevada.

É por isso que comarcas como A Mariña lucense ou A Barbanza apresentam uma maior presença de eucalipto do que A Limia ou Valdeorras, onde a espécie tem uma expressão praticamente residual. Existem também diferentes espécies de eucalipto, cada uma mais adaptada a determinados objectivos dos proprietários, sendo o Eucalyptus nitens a variedade que tem vindo a ganhar terreno na Galiza face ao Eucalyptus globulus.

O problema é que muitas destas plantações se encontram próximas de núcleos populacionais, num território caracterizado por uma considerável dispersão geográfica dos povoamentos. Perante estas características, as equipas de combate aos incêndios alertam para as dificuldades de extinguir os grandes fogos que, nos últimos anos, devastaram centenas de milhares de hectares.

Caso deflagrasse um grande incêndio em A Mariña, por exemplo, as operações de combate poderiam revelar-se especialmente complexas, tanto pela presença do eucalipto como pela quantidade de combustível disponível, que permite ao fogo propagar-se e avançar de forma descontrolada.

Por outro lado, os engenheiros florestais chamam a atenção para a nova moratória da Xunta de Galicia, que poderá provocar um aumento da área ocupada pelo eucalipto, através de um indesejado «efeito de ricochete», levando a espécie a zonas onde até agora a sua presença não era tão habitual.

Os engenheiros florestais consultados alertam ainda para o facto de, em determinadas situações, o valor das coimas poder ser inferior ao custo de remoção das plantações. Além disso, as dificuldades em obter dados actualizados junto da Consellería do Medio Rural sobre a verdadeira dimensão da área ocupada pelo eucalipto impedem um conhecimento aprofundado da magnitude do problema.

A investigação do GaliciaPress encontrou também dificuldades em verificar até que ponto estas restrições são efectivamente cumpridas. O jornal solicitou à Consellería do Medio Rural informações sobre as sanções aplicadas por plantações de eucalipto em terrenos onde a espécie não está autorizada.

A administração recusou disponibilizar esses dados, alegando que a sua compilação representaria uma sobrecarga excessiva de trabalho. A resposta levanta uma questão de fundo: se é difícil saber quantas infracções são detectadas e sancionadas, também se torna difícil avaliar a eficácia real da regulamentação.

A limpeza dos espaços florestais é fundamental

Nos últimos anos, as administrações públicas têm procurado, com resultados desiguais, reduzir a quantidade de combustível presente nos espaços florestais, exigindo aos proprietários que procedam à limpeza dos terrenos e aplicando sanções quando essa obrigação não é cumprida.

Em Portugal, foram desenvolvidas experiências como as Zonas de Intervenção Florestal (ZIF), que também nem sempre alcançaram os resultados esperados. No entanto, os trabalhos de limpeza das bermas de estradas e caminhos não têm estado isentos de polémica nos últimos anos, sendo várias as entidades públicas criticadas por não actuarem atempadamente antes da chegada das épocas de maior risco de incêndio, quando as temperaturas elevadas e as condições meteorológicas favorecem a propagação das chamas.

Associações de moradores, como a de Chandebrito, já viveram de perto a tragédia dos incêndios e denunciaram ao GaliciaPress que se continua a cair, repetidamente, no excesso de confiança e na falta de atenção, enquanto a presença do eucalipto na envolvente aumentou desde os incêndios devastadores de há quase uma década.

O GaliciaPress regressou também a Chandebrito, uma das localidades mais afectadas pelos incêndios de 2017, para perceber como tinha evoluído o território. Quase nove anos depois, o trabalho de campo realizado no âmbito desta investigação permitiu constatar que cerca de 90% da área florestal envolvente voltava a ser ocupada por eucaliptos.

O caso resume uma das questões centrais do projecto: até que ponto uma tragédia desta dimensão consegue realmente alterar o modelo florestal de um território?

«Estamos a desenvolver, ano após ano, trabalhos de desmatação e limpeza de trilhos, caminhos, acessos e espaços envolventes de bens culturais, para que seja possível visitar o património cultural, para que seja conhecido e respeitado e para que não sofra danos em caso de incêndio», destacou o porta-voz da associação, Carlos Gómez, crítico em relação ao papel das administrações públicas.

Ainda assim, Gómez também reconhece aspectos positivos, recordando que «pouco depois dos incêndios de 2017 foram entregues à Comunidade de Montes numerosos exemplares de árvores de fruto e espécies florestais para plantar nos terrenos comunitários». Contudo, considera que também neste domínio seria possível fazer melhor: «A gestão e conservação destas plantas é muito melhorável».

As comunidades de montes têm sido igualmente muito críticas em relação às administrações públicas. Xosé Pereira, presidente da Organização Galega de Comunidades de Montes Veciñais en Man Común, criticou, em declarações ao GaliciaPress, o facto de o Plano de Prevenção e Defesa contra os Incêndios Florestais da Galiza (PLADIGA) não analisar as verdadeiras causas dos incêndios, limitando-se a uma visão superficial da crise e não actuando efectivamente ao nível da prevenção.

«Confundem os conceitos de monte e de floresta, que não são a mesma coisa. Fazem política florestal? Sim. Fazem política de gestão do território? Não», argumenta Pereira.

As comunidades de montes não são as únicas a apontar críticas. Organizações ambientalistas como a Ecoloxistas en Acción, a Greenpeace, a Adega ou a Plataforma para a Defensa da Ría têm sido fortes opositoras das políticas florestais da Xunta de Galicia nos últimos anos.

Isto porque os efeitos dessas políticas não começam nem acabam na floresta, podendo afectar também outras actividades económicas, como a apanha de marisco. A mobilização destas organizações, através de manifestações com milhares de participantes em Santiago de Compostela, Palas de Rei ou na própria ria de Arousa, contribuiu para travar iniciativas como a da Altri, que pretendia instalar-se na Galiza, à semelhança do que já acontece em Portugal, num sector industrial centrado na exploração do eucalipto.

Existem, contudo, outras vozes que defendem que o eucalipto é precisamente um recurso que contribui para garantir a limpeza dos terrenos. Segundo algumas das fontes consultadas, as plantações de eucalipto tendem a apresentar melhores condições de manutenção.

Especialistas como Eduardo Corbelle, investigador do Centro de Investigación Interuniversitario das Paisaxes Atlánticas Culturais (CISPAC), consideram «razoável», pelo menos «do ponto de vista económico», a opção de muitas famílias pelo eucalipto.

Uma perspectiva diferente é apresentada pela Fundação Arume, cujo presidente, Xosé Mera, explicou ao GaliciaPress que existem outras espécies, como o pinheiro, capazes de gerar valor no próprio território, ao contrário do eucalipto, cuja transformação industrial e, consequentemente, uma parte significativa dos benefícios económicos, ocorrem fora das fronteiras galegas.

É possível acabar com o eucalipto?

Perante este conjunto de conclusões e denúncias, será razoável pensar que a simples eliminação do eucalipto resolveria todos os problemas?

O presidente do Governo da Galiza, Alfonso Rueda, respondeu, na altura, às questões colocadas pelo GaliciaPress sobre este assunto e sobre eventuais alterações à política florestal galega.

O governante foi peremptório ao recordar o número de famílias que dependem de indústrias como a ENCE, pelo que o encerramento destas unidades, como tem sido reivindicado há décadas no caso da fábrica de pasta de papel de Lourizán, teria consequências devastadoras para o emprego.

«Faremos tudo o que estiver ao nosso alcance, embora em última análise se trate de processos privados, para tentar garantir que não apenas esta indústria, mas todas as indústrias que cumpram a legislação ambiental, se mantenham na Galiza.»

Uma posição contrária é defendida pelo naturalista Pedro Alonso, que propõe a realização de um referendo sobre o eucalipto.

Em Portugal, várias das fontes consultadas por O MIRANTE destacam a necessidade de adoptar outras medidas, como um maior apoio aos proprietários, investimento em infra-estruturas e criação de mecanismos que penalizem o abandono dos terrenos.

O grande desafio, tal como na Galiza, passa por evitar o abandono e a perda de população rural, apontados de forma recorrente pelas fontes consultadas nos dois países como factores estruturais do problema.

Para isso, será necessário um investimento significativo e uma política territorial capaz de integrar propriedade, economia, gestão florestal, agricultura, biodiversidade, prevenção e população rural numa estratégia comum, uma necessidade igualmente reconhecida no país vizinho.

É precisamente sobre esta dimensão do problema que especialistas como João Joanaz de Melo apresentam algumas pistas, em conversa com O MIRANTE, insistindo que há muito que esta deixou de ser uma questão exclusivamente florestal, passando a abranger transversalmente outros sectores.

O futuro das duas regiões depende da capacidade de travar a sangria populacional e fixar os mais jovens num mundo rural profundamente envelhecido, mostrando-lhes que a floresta tem futuro e que existem oportunidades para além do eucalipto.

Importa recuperar os modelos de silvicultura e agricultura dos nossos antepassados, de modo a garantir que, quando houver um incêndio — porque continuará a haver —, também exista alguém capaz de lhe dar resposta.

Talvez a resposta para o nosso futuro esteja, precisamente, no nosso passado.

A investigação realizada ao longo destes meses permite chegar a uma conclusão menos simples do que apontar um único culpado. A Galiza e Portugal não têm apenas um problema de eucaliptos. Têm um problema de território: de propriedade, rentabilidade, abandono, prevenção, regulamentação e população.

O incêndio começa muito antes de surgir a primeira chama. E é provavelmente nessa altura, quando a floresta ainda não está a arder, que devemos começar a resolvê-lo.


O MIRANTE está a desenvolver um projecto editorial para identificar as consequências da expansão do eucalipto no ambiente e no tecido socioeconómico de Portugal e da Galiza. O trabalho conta com o apoio do Journalismfund Europe e é realizado em colaboração com o jornal digital GaliciaPress. O Journalismfund Europe é uma organização sem fins lucrativos, sediada em Bruxelas, que procura fortalecer a democracia na Europa através do apoio ao jornalismo de investigação independente.

Pode consultar todas as notícias do projecto neste link

Mais Notícias

    A carregar...
    Logo: Mirante TV
    mais vídeos
    mais fotogalerias