Edição de 2010.04.22
Entrevista
“A PIDE tinha os olhos postos em Vila Franca de Xira”
Nasceu na Rua das Pedras, em Vila Franca de Xira, abraçou a luta contra o antigo regime, mas escapou à clandestinidade e à prisão ao contrário de outros camaradas, como Carlos Pato, que morreu em Caxias. Apesar de tudo “os comunistas não se arrumam em casa. Não ficam tristes. Continuam a lutar”, diz Augusto Ribeiro.
Entrevista | 21-04-2010
“O racismo existe, mas gostamos de fingir que temos brandos costumes”
A jornalista Diana Andringa apresentou no domingo, no Museu do Neo-Realismo, em Vila Franca de Xira, o documentário “Tarrafal: Memórias do Campo da Morte Lenta”. O auditório encheu para ver a produção, complemento à exposição patente até Agosto, mas no final foram várias as vozes que se levantaram contra o desequilíbrio entre a parte portuguesa e africana. Diana Andringa justificou que a história da primeira fase já está explorada e quis por isso dar voz aos africanos desconhecidos que ajudaram a construir a liberdade e também passaram pelo cárcere mandado construir por Salazar na Ilha de Santiago, em Cabo Verde.
Entrevista | 21-04-2010

Memórias de um homem solitário
“Não foi para isto que se fez o 25 de Abril”, diz Vicente Batalha no início desta entrevista onde conta o seu percurso de vida, desde a infância em Pernes à actualidade como autarca e presidente do Instituto Bernardo Santareno. Pelo meio ficaram muitas vivências: a guerra colonial, o teatro profissional e o saneamento da carreira militar no 25 de Novembro de 1975, quando, como capitão, comandava interinamente o Regimento da Polícia Militar. Uma vida que só pode ser contada em muitos actos.João Calhaz
Entrevista | 21-04-2010
