Edição de 2011.04.28
Entrevista
A pintora que deixou o desenho depois de uma má nota
Uma má nota a desenho geométrico levou Manuela Nogueira a adormecer a paixão pela pintura. Redescobriu o prazer de pintar a partir dos 55. Aos 74 anos continua a tirar cursos de pintura e tem mais de 100 quadros em casa.
Entrevista | 27-04-2011
Actual hospital de Vila Franca deveria acolher “doentes sociais” depois da construção do novo
O médico António Godinho é desde Março director das urgências do Hospital de Reynaldo dos Santos, em Vila Franca de Xira. Em entrevista a O MIRANTE fala de um serviço que está “em ruptura”, dos médicos que adormecem no trabalho, de um novo hospital que não vai resolver todos os problemas e de uma parceria público-privada que considera positiva. Defende um maior investimento nos centros de saúde e não está contra a importação de médicos “desde que tenham qualidade”. Defende que o actual hospital poderá funcionar como unidade de rectaguarda depois da construção da nova unidade. É deputado na Assembleia Municipal de Azambuja e diz que a gestão de Joaquim Ramos tem sido “uma desgraça”. Sobre Vila Franca de Xira arrisca dizer que Rui Rei será “o candidato natural” a suceder à socialista Maria da Luz Rosinha.
Entrevista | 27-04-2011
“O Serviço Nacional de Saúde é mal gerido e não tem viabilidade”
O médico ortopedista Manuel Oliveira é um dos rostos do novo hospital privado de Santarém cuja abertura está prevista para Outubro. Trabalha no sector privado e no público. É um crítico do Serviço Nacional de Saúde que acusa ser uma fonte de desperdício. Aponta o dedo não só à gestão como aos utentes que usam e abusam do sistema. Considera que só quem não tem capacidade económica deve continuar a beneficiar de cuidados de saúde gratuitos.
Entrevista | 27-04-2011