Edição de 2013.08.22
Especial o que vai mudar no poder local

O músico brasileiro Paulo dos Anjos é um dos eleitores estrangeiros da freguesia de Almeirim
Veio de Goiana, Pernambuco, em 1991. A ideia era visitar uma prima que vivia em Almeirim e depois seguir viagem para a Suíça onde iria realizar o sonho de viver da música. Acabou por ficar porque o dinheiro que tinha trazido não dava para a viagem sequer. Gosta da cidade e podia gostar mais se lá houvesse mais trabalho e o cineteatro tivesse uma programação regular. Está recenseado, apesar do recenseamento ser voluntário, por uma questão de civismo.
Especial o que vai mudar no poder local | 21-08-2013

Sedes das juntas abrangidas pela reorganização administrativa devem manter-se abertas
Nas eleições de Setembro surgem freguesias novas resultantes da fusão de várias freguesias actuais. Quem for eleito vai ter que decidir onde ficará instalada a sede da nova autarquia e provavelmente a escolha irá recair na terra mais populosa. Quem não mora na sede não vai ficar ao abandono. A maioria dos candidatos está a integrar nas suas listas elementos das freguesias que vão ser integradas para continuar a estar perto das populações e quer manter os serviços que existiam abertos. Deixam de ser juntas de freguesia e passam a delegações da nova junta de freguesia.
Especial o que vai mudar no poder local | 21-08-2013

Há menos cinquenta e duas freguesias no Distrito de Santarém mas o poder local está vivo
Nas freguesias que se unem, depois de definida a localização da sede, os candidatos prometem manter abertas as sedes onde funcionavam as outras juntas de freguesia para atendimento às populações e prestação de serviços.
Especial o que vai mudar no poder local | 21-08-2013
