uma parceria com o Jornal Expresso

Edição Diária >

Edição Semanal >

Assine O Mirante e receba o jornal em casa
31 anos do jornal o Mirante

Abrantes anuncia 260 mil euros para orçamento participativo em ano de centenário

A Câmara de Abrantes anunciou uma verba de 266 mil euros para o primeiro Orçamento Participativo, no ano em que assinala 100 anos de cidade, montante que corresponde a 5% do orçamento do Plano Plurianual de Investimentos.
“É uma forma de participação cívica e de chamar o cidadão a participar na decisão e na construção do nosso futuro colectivo, de modo a promover a competitividade e a qualidade de vida no nosso concelho”, destacou a presidente do município de Abrantes, Maria do Céu Albuquerque (PS).
Investimentos, beneficiação de ruas, construção de parques infantis, requalificação de jardins, espaços públicos e iniciativas culturais são exemplos de propostas elegíveis, no âmbito das áreas de competência da autarquia, que assinala a 14 de Junho os 100 anos de elevação a cidade.
“Estes 100 anos de cidade foram muito importantes para que o concelho pudesse ser infraestruturado e avançar com o primeiro Orçamento Participativo no ano em que a cidade de Abrantes assinala o seu centenário. É um sinal claro da importância do envolvimento da população e dos cidadãos na construção de um futuro colectivo, no seu envolvimento nas escolhas e nos processos de decisão”, defendeu.
As Assembleias Participativas, que vão decorrer até 6 de Junho e onde os cidadãos podem apresentar as suas propostas de investimento e obter esclarecimentos sobre todo o processo do Orçamento Participativo, arrancaram a 12 de Maio nas freguesias de Rio de Moinhos e Carvalhal.
Todas as propostas apresentadas até 6 de Junho serão depois analisadas pelos serviços municipais e dessa análise técnica sairá depois uma listagem provisória dos projectos que irão ser submetidos a votação, iniciando-se um período de reclamação de cinco dias úteis. O período de votação dos projectos irá decorrer entre 1 de Agosto e 15 de Setembro, por via electrónica, no portal do Município, ou presencialmente em locais e períodos definidos pela autarquia, sendo que cada cidadão terá direito a dois votos em projectos diferentes. A 31 de Outubro serão apresentados os resultados da votação e a execução das propostas mais votadas irá concretizar-se no decorrer do ano 2017.

Mais Notícias

    A carregar...