uma parceria com o Jornal Expresso

Edição Diária >

Edição Semanal >

Assine O Mirante e receba o jornal em casa
31 anos do jornal o Mirante

Prémio Empreendedor Social entregue durante o encontro “Portugal Economia Social”

Iniciativa da Fundação AIP decorre de 19 a 21 de Maio na FIL reunindo milhares de instituições

No âmbito do encontro Portugal Economia Social, que decorre de 19 a 21 de Maio na FIL, a Fundação AIP, o Montepio Geral e o IES Social Business School patrocinam a primeira edição do prémio “Empreendedor Social”.
O prémio está disponível para empreendedores em nome individual que representem uma organização privada ou pública, com ou sem fins lucrativos. O empreendedor pode fazer parte duma organização e/ou projecto ainda em fase inicial ou já em fase de crescimento e expansão. A organização e/ou projecto deve ter um foco na criação de impacto social através dum modelo de negócio sustentável.
O encontro multidisciplinar Portugal Economia Social, organizado pela Fundação AIP, integra uma mostra e um fórum de debate onde serão abordados temas como o papel da cidadania empresarial na inclusão social, os serviços de proximidade, o microcrédito, o voluntariado, as iniciativas dos cidadãos e os novos paradigmas solidários de intervenção social e territorial.
O Sector Social, já denominado Terceiro Sector, tem actualmente mais de 260 mil trabalhadores dedicados, mais de 55 mil entidades envolvidas e quase 15 milhões de euros de recursos utilizados em projectos de Economia Social, contribuindo com 3,8% para o PIB nacional.
Durante o fórum, profissionais, empreendedores, instituições ou entidades, e agentes individuais da sociedade civil vão encontrar motivos de interesse e debate e respostas às suas necessidades, para além da oportunidade de ampliar a sua rede de contactos. Esta iniciativa, que conta com o Alto Patrocínio da Presidência da República, tem uma forte componente dirigida às regiões uma vez que são as autarquias que melhor conhecem as dificuldades e potencialidades locais. Mais informações em: http://www.portugaleconomiasocial.fil.pt/.
Temas como ‘Os Desafios da Economia Social no Contexto Português e Europeu’, ‘Empreendedorismo e Inovação Social’, ‘Gestão das Organizações da Economia Social – Desafios, Oportunidades e Riscos’, ‘Seminário – Mulheres, Inovação e Competitividade’, ‘Causas Sociais – Necessidades e Respostas’, ‘Sustentabilidade e Financiamento – Novas Formas e Instrumentos’, ‘A Economia Social e o Desenvolvimento Local e Regional’, serão abordados e debatidos por especialistas e responsáveis e darão oportunidade ao debate de ideias e formas de acção para encarar as novas realidades.
O termo desenvolvimento local tem sido usado no conceito de políticas públicas tanto a nível europeu, nacional como local associado a uma solução organizacional e, por isso, o Portugal Economia Social propõe fomentar a eficácia dos programas nos locais em desenvolvimento. Através do combate a diferentes formas de exclusão social e pobreza, este encontro ‘multidisciplinar’ visa promover a coesão social, estimulando a criação de novos empregos e melhorar as condições de empregabilidade.

Mais Notícias

    A carregar...