uma parceria com o Jornal Expresso

Edição Diária >

Edição Semanal >

Assine O Mirante e receba o jornal em casa
31 anos do jornal o Mirante
Feira de Maio de Azambuja é um marco no calendário festivo da região

Feira de Maio de Azambuja é um marco no calendário festivo da região

A Feira de Maio de Azambuja decorre de 26 a 30 de Maio e arranca com um dia dedicado às tertúlias. Na manhã de dia 26 há uma vacada às 10h30, na Praça do Município, e às 17h00 é inaugurada oficialmente a festa na Praça do Município com os campinos, fanfarra dos bombeiros da Azambuja e o cortejo tertuliano. Meia hora depois o Pavilhão do Artesanato e das Actividades Económica abre portas.
Um dos acontecimentos mais esperados pela população é a largada de toiros, com a primeira entrada pelas ruas da vila a ter lugar às 19h00. O grupo Los Romeros & Big Band actua à meia-noite, com a participação de Las Hermosas do Club Azambujense. O dia fecha com uma mesa da tortura na Praça de Toiros Dr. Ortigão Costa.
A sexta-feira, dia 27 de Maio, é dedicada à sardinha assada que será distribuída gratuitamente, com pão e vinho, em vários pontos da vila a partir da meia-noite - duas horas antes tem início a largada de toiros.
À hora em que é distribuída a sardinha assada pelo público o grupo musical Geração XXI actua no Largo do Rossio e o conjunto Hugo Sampo Trio no Largo de Palmela. Haverá ainda fado vadio no Largo da Fonte de Santo António e no Largo dos Pescadores e os grupos Bandinha da Moca, Camisas Negras e Xaral’s Dixie actuarão pelas ruas de Azambuja. A fechar o dia a banda Hi-Fi dá um espectáculo no Jardim Urbano Dr. Joaquim Ramos pelas 2h30.
O terceiro dia, sábado 28 de Maio, é o dia do cavalo com aulas de equitação de manhã na Praça do Município e com diversas provas equestres ao longo do dia. A entrada de toiros pelas ruas de Azambuja acontece às 18h30 e às 00h00 o cantor Mickael Carreira actua junto à Escola Básica Boavida Canada. O dia fecha com mais uma mesa da tortura na Praça de Toiros às 2h00.
O dia do campino é no domingo, dia 29 de Maio, com um cortejo da Banda do Centro Cultural Azambujense e os Campinos a ter lugar às 9h00. Os destaques vão ainda para a largada de toiros às 10h30 e para a tradicional “Corrida de Toiros à Portuguesa” na Praça de Toiros às 17h00.
O último dia é dedicado à criança, dia 30 de Maio, que arranca com a “Feira na Vila” pelas ruas de Azambuja com actividades e animação para os alunos do 1.º ciclo do ensino básico às 9h30. Há ainda aulas de equitação na Praça do Município e demonstração de toureio e de pegas junto ao Centro Paroquial de Azambuja.
Às 16h30 o Grupo Pilha Galinhas actua pelas ruas da vila e duas horas depois acontece a última entrada de toiros por Azambuja conduzidos pelos campinos. A Feira de Maio encerra à meia noite desse dia com um espectáculo de fogo-de-artifício.
Ao longo dos cinco dias ao Campo da Feira recebe a Praça das Freguesias onde a gastronomia e a animação cultural das sete freguesias do concelho de Azambuja estarão em destaque, com ranchos folclóricos, danças e bandas filarmónicas.
O programa completo da Feira de Maio de Azambuja de 2016 deve ser consultado no site www.cm-azambuja.pt.

Feira de Maio de Azambuja é um marco no calendário festivo da região

Mais Notícias

    A carregar...