uma parceria com o Jornal Expresso

Edição Diária >

Edição Semanal >

Assine O Mirante e receba o jornal em casa
31 anos do jornal o Mirante
FICOR regressa a Coruche de 25 a 29 de Maio

FICOR regressa a Coruche de 25 a 29 de Maio

Feira Internacional da Cortiça pretende debater e promover o sector, decorrendo em paralelo um diversificado programa de animação onde não falta música, moda e festa brava.

Los Romeros, Aurea, o humor de Jorge Serafim, desfiles de moda e festa brava são as propostas de animação para a VIII edição da Feira Internacional da Cortiça (FICOR), que vai decorrer entre 25 e 29 de Maio, em Coruche.
Na apresentação oficial do evento, que decorreu na quinta-feira, 19 de Maio, no Observatório do Sobreiro e da Cortiça, em Coruche, o presidente da câmara, Francisco Oliveira, em declarações a O MIRANTE, explica que a FICOR “para além de promover as áreas de montado de sobro, as áreas da cortiça, promove também muito da investigação que é feita na área da produção”. E especifica: “Sabemos que os nossos montados têm alguns problemas sanitários, questões que têm a ver com a mobilização dos solos, e o centro de competências que está sediado no Observatório da Cortiça, em parceria com universidades, com as associações do sector promove de facto essa investigação”.
Nessa componente científica da FICOR vão ser debatidas todas essas questões, “não só com os académicos mas também com os produtores para que se retrate efectivamente os problemas do montado, para não comprometermos as gerações vindouras neste bem tão precioso que é a cortiça”.
O certame, que pela segunda vez conta com o alto patrocínio do Presidente da República, vai ter dois espaços distintos: o Centro de Exposições de Coruche, no Parque do Sorraia, que irá acolher todos os expositores parceiros do evento e a animação; e o Observatório do Sobreiro e da Cortiça, na Zona Industrial do Monte da Barca, que irá albergar toda a componente científica, num ciclo de seminários e conferências.
Quanto à componente de animação, no dia 25 de Maio actuam no palco principal, às 22h00, “Los Romeros”. No dia seguinte o humor de Jorge Serafim sobe ao palco depois das 21h30 e no dia 27 de Maio, às 22h00, haverá um desfile de moda com peças de roupa feitas com cortiça no “Coruche Fashion Cork”. Domingo, 28 de Maio, é o dia dedicado à festa brava com a realização de uma corrida de toiros mista, a partir das 16h30, na monumental de Coruche. A noite de domingo vai contar com o concerto de Áurea depois das 21h30, no palco principal.
Nesta edição pretende-se sensibilizar a população para a importância do sobreiro, transmitir valores associados à importância do montado como ecossistema único onde é possível desenvolver actividades agro-silvo-pastoris e promover o carácter inovador da cortiça, contribuindo assim para reafirmar a importância do montado e da cortiça para Portugal e para o Mundo.
A FICOR irá ainda propor inúmeras propostas de evasão, provas de vinho, gastronomia, actividades de natureza e passeios no montado, que motivam uma visita à Capital Mundial da Cortiça.

FICOR regressa a Coruche de 25 a 29 de Maio

Mais Notícias

    A carregar...