uma parceria com o Jornal Expresso

Edição Diária >

Edição Semanal >

Assine O Mirante e receba o jornal em casa
31 anos do jornal o Mirante

Aeroporto tem o nome do general Humberto Delgado que nasceu na Brogueira

Presidente de Torres Novas esteve presente na cerimónia com a família do homenageado

Desde o dia 15 de Maio, o aeroporto internacional de Lisboa, passou a chamar-se Aeroporto Humberto Delgado. A nova designação, aprovada em Conselho de Ministros, seguindo a proposta da Câmara Municipal de Lisboa, serviu também para assinalar os 110 anos do nascimento daquele militar português da Força Aérea, “vulto maior da aviação comercial portuguesa” e fundador da TAP.
Humberto Delgado nasceu a 15 de Maio de 1906 em Boquilobo, Torres Novas, e foi assassinado em Espanha, por agentes da polícia política portuguesa, a 13 de Fevereiro de 1965, encontrando-se sepultado no Panteão Nacional. Estudou aeronáutica, foi adido militar de Portugal em Washington, além de membro do comité dos representantes da NATO.
Na cerimónia de inauguração do novo nome do aeroporto de Lisboa, para além do Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, do primeiro-ministro, António Costa, do presidente da Câmara Municipal de Lisboa, Fernando Medina, esteve o presidente da câmara municipal de Torres Novas, Pedro Ferreira bem como Iva Delgado, filha do General Sem Medo, como ficou conhecido após a campanha eleitoral para as presidenciais de 1958 quando afirmou que se fosse eleito demitiria o chefe do Governo da altura, António Salazar.
Na aldeia da Brogueira, Torres Novas, onde nasceu Humberto Delgado, existe uma Casa Memória que evoca a vida do general. A sua inauguração em 1996 foi da responsabilidade da câmara municipal de Torres Novas, na altura presidida por António Rodrigues, que foi sensível aos apelos da filha Iva Delgado, actual presidente da Fundação Humberto Delgado, que na altura encetava uma luta pelo reconhecimento da importância do seu pai para a democracia e a liberdade.

Mais Notícias

    A carregar...