uma parceria com o Jornal Expresso

Edição Diária >

Edição Semanal >

Assine O Mirante e receba o jornal em casa
31 anos do jornal o Mirante
Duas centenas de pessoas na procissão da Festa da Lagartixa

Duas centenas de pessoas na procissão da Festa da Lagartixa

Evento religioso anual de carácter rural na freguesia do Semideiro

Duas centenas de pessoas participaram na manhã de sábado, 21 de Maio, na procissão da Festa da Lagartixa, em honra de Nossa Senhora da Luz, que percorre um caminho rural entre a quinta da Cascalheira de Cima e a Capela do Tamazim. A tradicional procissão pelo campo integra as Festas do Semideiro, freguesia do concelho da Chamusca.
A procissão com características muito próprias iniciou-se pelas 11 horas da manhã. A imagem da santa saiu, como é tradição, de uma das habitações da casa agrícola e o andor foi transportado por mulheres. O cortejo, depois de atravessar a estrada nacional 243, percorreu durante cerca de vinte minutos um caminho de terra, até uma pequena capela erigida no meio do campo na zona do Tamazim, já em território do concelho de Abrantes. Ali foi celebrado um serviço religioso.
No largo fronteiro à capela a Comissão de Festas colocou mesas e cadeiras para os participantes que quisessem poderem almoçar. Antigamente as famílias levavam farnel mas actualmente, para complementar os farnéis e para quem não quer levar comida, a Comissão de Festas tem um serviço de refeições à base de grelhados. O convívio que noutros tempos se prolongava até ao cair da noite é encurtado e a imagem da santa regressa ao local de onde saiu por volta das dezasseis horas.
A Festa da Lagartixa continuou no recinto de festas do Semideiro com um baile popular, estando também anunciada a actuação do artista Iran Costa, que se tornou famoso com o sucesso, “É o bicho...é o bicho...”,No domingo foi benzida uma nova imagem de Nossa Senhora da Luz, adquirida para ficar todo o ano na capela do cemitério, uma vez que a imagem normalmente utilizada na procissão pertence a um particular.

Duas centenas de pessoas na procissão da Festa da Lagartixa

Mais Notícias

    A carregar...