O MIRANTE com nova direcção executiva e editorial
Joana Salgado Emídio vai passar a directora executiva de O MIRANTE e António Palmeiro a director editorial. Alberto Bastos assume o novo cargo de director de conteúdos e plataformas digitais. As mexidas na estrutura organizativa de O MIRANTE passam ainda pelo reforço de outras áreas do jornal que a médio prazo pretende crescer para continuar a ser o líder na informação regional
O MIRANTE vai passar a ter um novo director editorial a partir da última edição deste mês de Junho. As alterações surgem com a necessidade de uma maior aposta no online e nas diversas plataformas sem esquecer a inicial, e uma das mais importantes para a equipa de O MIRANTE, que é a edição impressa.
António Palmeiro assume o cargo de director editorial e Alberto Bastos passa a director de Conteúdos e Plataformas Digitais. Recorde-se que em 28 anos de existência
O MIRANTE teve apenas três directores editoriais; os dois já referidos e Joaquim António Emídio que é também fundador.
António Palmeiro é jornalista de
O MIRANTE desde Agosto de 1999. Nasceu e vive em Almeirim. Alberto Bastos é o jornalista mais antigo da redacção a par com João Calhaz, que mantém o cargo de Chefe de Redacção na nova estrutura de chefias da redacção. Alberto Bastos reside no Entroncamento. Entrou para os quadros da empresa em Outubro de 1996, embora na altura já fosse colaborador desde 1991. Desde 2003 desempenhou o cargo de director editorial. Albertos Bastos vai agora coordenar os conteúdos e o online, onde O MIRANTE fez recentemente investimentos e ganhou maior visibilidade editorial. João Calhaz também entrou nos quadros da empresa editora de O MIRANTE em 1996, depois de ter iniciado uma colaboração com o jornal em 1995.Vai continuar a chefiar a Redacção, por ser entre todos os jornalistas, aquele que melhor desempenha este lugar que exige grande sentido de organização, disciplina e o respeito de toda a equipa. João Calhaz é natural de Constância e vive em Santarém há cerca de 20 anos. A mudança de residência coincidiu com a vinda da Redacção da Chamusca para a capital do distrito.
Joana Salgado Emídio assume o cargo de diretora executiva e vai fazer tudo o que faz até agora e ainda ajudar a comandar e administrar uma equipa a quem se pedem milagres todos os dias. Joana Salgado Emídio entrou na empresa editora de O MIRANTE em Janeiro de 2004 e desde essa altura que faz a gestão do sector de Marketing e Projectos Especiais. O cargo de directora executiva, que vai desempenhar a partir da próxima semana, tem como objectivo aproximar mais os sectores mais produtivos da empresa, mantendo, no entanto, as devidas distâncias nomeadamente entre o que é publicidade e matéria editorial. Joana Emídio é formada em Engenharia da Publicidade pela Universidade Fernando Pessoa, no Porto. Nasceu na Chamusca onde também reside.
Um jornal de serviço público
A inauguração do novo sítio de
O MIRANTE tem sido um sucesso mas com a afluência de mais leitores cresceram as responsabilidades dos jornalistas no terreno. A ideia é continuarmos a aposta no online produzindo cada vez mais informação com imagem e vídeo de forma a satisfazermos o novo público leitor na Era dos Media Digitais.
Na nova estrutura de chefias de
O MIRANTE Joaquim António Emídio e João Calhaz mantêm os seus lugares.
O MIRANTE sempre foi e pretende-se que continue a ser um projecto editorial local e regional de serviço público. Para isso precisa de se financiar no mercado à custa da publicidade, a única forma de financiamento de um órgão de comunicação social que não o deixa refém de quaisquer interesses económicos, políticos ou outros que abundam no mercado. Para isso é importante ter equipa e confiar no trabalho de cada um independentemente dos lugares que ocupam na organização.
O MIRANTE mantém uma tiragem muito acima da média de qualquer jornal regional e muito acima de alguns jornais ditos de referência a nível nacional. Somos o único jornal regional do país, em papel e online, a fazer parte do bareme nacional da Marketest que audita os principais jornais portugueses; Somos ainda distribuídos nos 23 concelhos da nossa área de influência com o jornal Expresso, com quem também temos uma parceria ao nível do nosso diário online; Desde há muitos anos que organizamos o Galardão Empresa do Ano e os prémios Personalidade do Ano, entre muitas outras iniciativas que fazem a diferença.