Pastelaria Celestes & Companhia, com novo espaço em Santarém
Beatriz Ribeiro, Ana Figueiras e o marido adoçam a boca a Santarém e arredores
A história da Celestes & Companhia, de Ana Figueiras, começou muito antes de ter aberto quando a mãe da proprietária, conhecida em Santarém por “Beatriz dos Celestes”, fornecia os famosos bolinhos para praticamente todas as pastelarias. “Este projecto acaba por ser a continuação de uma história familiar. Eu cresci a ver a minha mãe fazer estes bolos”, conta a actual responsável pela produção daqueles que são a verdadeira especialidade da cidade.
Beatriz Ribeiro continua a fazer os bolinhos com a sua filha. A distribuição e parte comercial está a cargo do marido de Ana Figueiras. A empresa é familiar. A receita dos Celestes tem uma história associada. “Ainda novinha, a minha mãe veio trabalhar para Santarém para casa de um senhor chamado Ajax Rato, que era padrinho de uma freira do Convento de Santa Clara. A receita, que durante muitos anos se manteve dentro dos claustros do Convento, acabou por se escapar cá para fora e Ajax Rato decidiu comercializar os bolos numa mercearia que possuía no centro da cidade. Para manter em segredo a receita das criadas, Ajax tinha o cuidado de esconder a confecção da massa, mas a minha mãe conseguiu perceber o segredo e foi assim que, após a morte do patrão e com a autorização da sobrinha começou a comercializar os famosos bolinhos”, conta Ana Figueiras.
A “Companhia” dos Celestes não é muito alargada, como explica Ana Figueiras. “Temos um conceito diferente das outras pastelarias de Santarém. A nossa especialização centra-se em apenas quatro doces: os Celestes, os Arrepiados, os Queijinhos do Céu e a Relíquia. São estes os doces que produzimos e são estes que vendemos e que queremos fazer chegar a zonas do país que não conhecem. Apostámos em embalagens muito atractivas porque os olhos também comem! Temos também uma versão da Relíquia, “Para momentos especiais” - como aniversários, baptizados, primeiras comunhões e outros”.
A Celestes & Companhia, para além de vender directamente ao público faz distribuição para outras zonas fora de Santarém. “Asseguramos o transporte em excelentes condições mantendo a qualidade e a frescura dos produtos. Trabalhamos com matérias primas de excelente qualidade que conferem aos nossos bolos qualidade superior. Os preços dependem em grande parte dos custos de produção, mas se lhe disser que, por exemplo, para fazer o Celeste, este passa 13 vezes pelas mãos, então verá que existe uma excelente relação entre a qualidade e o preço”, explica a responsável pela produção.
Situada em Santarém, na Rua Ana de Macedo, Lote BS 1, Loja C, a Celestes & Companhia está aberta de Segunda a Sexta-feira das 10h00 às 19h00 e aos Sábados das 10h00 ás 13h00. Pode ser contactada através dos telefones: 243 153 124 ou 962 325 366