uma parceria com o Jornal Expresso

Edição Diária >

Edição Semanal >

Assine O Mirante e receba o jornal em casa
31 anos do jornal o Mirante
Fado e gastronomia unem-se em espaço inovador em Vila Franca de Xira

Fado e gastronomia unem-se em espaço inovador em Vila Franca de Xira

Vasco Silva e José Martins são os rostos de um conceito diferente na cidade. Festas do Colete Encarnado vão ser uma oportunidade para conhecer a única casa de fado da cidade, que vai promover uma prova de vinhos e actuações de fadistas durante o fim-de-semana.

Aliar a boa gastronomia e os pratos tradicionais com o fado cantado ao vivo é a proposta do Fado no Paladar, um espaço que é mais do que um restaurante, um bar e uma casa de fado. É, na realidade, todas essas coisas, o que faz dele um espaço diferente e inovador na cidade.
À frente do projecto, que abriu portas no dia 18 de Junho, estão Vasco Silva e José Martins, ambos ribatejanos - Vasco é vilafranquense e José é de Tomar. São o duo dedicado que faz tudo para que o seu espaço prime pela qualidade. Não gostam de comprar aos fornecedores que lhes aparecem pela porta mas sim aos produtores, por acreditarem que é aí que estão os produtos que fazem a diferença pela qualidade.
“Por exemplo, se comprarmos o presunto a um fornecedor vamos estar a oferecer o mesmo presunto que se come em todos os outros restaurantes de Vila Franca de Xira. Isso não serve, queremos ser diferentes e apostamos em ir buscar esses produtos, seja ao Fundão ou à Serra da Estrela”, refere a
O MIRANTE Vasco Silva.
Até o vinho é feito especialmente à moda antiga e em exclusivo para o restaurante. A ideia de abrir a casa de fado veio colmatar uma lacuna há muito sentida na cidade, porque até aqui quem gostava de fado tinha de ir a Lisboa para o conseguir ouvir ao vivo.
Além do restaurante o Fado no Paladar agarra também o conceito de tapas, onde os clientes podem petiscar e conviver com os amigos num ambiente superior. O compromisso inabalável dos gerentes é com a qualidade, os produtos e os fornecedores, tendo sempre o cliente em primeiro lugar. “Estamos sempre abertos ao almoço e ao jantar e a cozinha está aberta durante a semana até à meia-noite. Aos fins-de-semana está aberta até às 2h00. Isso significa que quem aparecer às onze da noite ou à uma da manhã para jantar pode ter a certeza que é servido. Fazemos questão de ir ao encontro do cliente, se ele paga, tem de ser bem servido”, asseguram.
Para se ter ideia da importância do espaço, basta referir que o jantar dos artistas que participaram na edição deste ano da Passerelle de Ouro de Vila Franca de Xira foi feito no Fado do Paladar.
A fadista residente da casa é Joana Melo mas muitos outros fadistas vão actuar no espaço nos meses que se seguem. Para já os responsáveis estão focados nas festas do Colete Encarnado e não deixam de desafiar os visitantes a conhecerem o espaço. “Não faz sentido vir conhecer Vila Franca de Xira e não visitar a única casa de fado da cidade”, conta Vasco Silva.
Durante o Colete Encarnado vão actuar Domingos Silva e Zana. Está marcada uma prova de vinhos para sexta-feira e no sábado, dia maior da festa em que se presta homenagem ao campino, haverá guitarra portuguesa e viola de fado com vários artistas.
O Fado no Paladar fica situado mesmo no centro da cidade, perto do mercado municipal, ao fundo da Rua António Maria Eugénio de Almeida. Há estacionamento em quantidade a pouco mais de 200 metros, no parque da Quinta da Mina e junto ao antigo hospital.

Fado e gastronomia unem-se em espaço inovador em Vila Franca de Xira

Mais Notícias

    A carregar...