Educação Pré-escolar da Fundação CEBI
A Construção Articulada do Saber
Temos o privilégio de poder participar no crescimento e desenvolvimento de cerca de quatro centenas de crianças (em idade de pré-escolar). Todas elas absolutamente únicas. Únicas nas suas fantasias, medos e esperanças. Únicas na forma como nos abraçam ou se zangam connosco. Únicas em cada birra ou em cada compromisso. Únicas na forma como aprendem, participam, como vivem cada experiência, como se fascinam connosco, como nos contaminam de energia.
A partir da ideia de singularidade de cada uma é nosso dever, a cada momento, assegurar contextos inclusivos e diferenciados e propor situações educativas interessantes e desafiadoras, por forma a apoiar o desenvolvimento de saberes e permitir a cada criança ter sucesso e ser feliz.
Temos a imensa responsabilidade de participar nos seus processos de construção da identidade e da auto-estima. A vida no Colégio José Álvaro Vidal organiza-se como um contexto de vida democrática. As crianças participam e a diversidade é entendida como forma de educação intercultural. As diferenças contribuem para o enriquecimento da vida do grupo.
Nas diferentes linguagens artísticas - artes visuais, dramática, música e dança desenvolvem-se experiências articuladas e coordenadas pelo educador e pelo especialista na área, por forma a enriquecer as possibilidades de expressão e comunicação da criança. Esta intencionalidade promove o desenvolvimento da criatividade e alarga o sentido estético.
Num trabalho de coadjuvação entre educadores e professores de 1º ciclo, proporcionam-se experiências de desenvolvimento da linguagem oral e desenvolvimento da consciência linguística. Facilita-se a emergência da linguagem escrita em situações reais e do quotidiano das crianças. Desenvolve-se a motivação para ler e escrever. É um código com regras, um jogo. Todas as crianças de quatro e cinco anos do Colégio beneficiam do contacto com a língua inglesa, uma ou duas vezes por semana.
Cada uma das nossas crianças únicas é um ser matemático. As suas primeiras experiências são geométricas e espaciais, aprendem conceitos matemáticos logo que arrumam brinquedos, os ordenam ou comparam. Promove-se o desenvolvimento da apropriação do sentido de número e resolvem-se diariamente problemas. Efetuam-se processos de recolha, organização e tratamento de dados. Experimenta-se a comunicação matemática, encoraja-se a descoberta de estratégias diversas e o debate em grupo.
A transição pré-escolar - 1º ciclo é preparada durante todo o último ano de pré-escolar, contactando as crianças com todos os adultos que irão encontrar no ciclo seguinte. Privilegia-se a continuidade nos processos de ensino e de aprendizagem.
Ainda como variável diferenciadora salienta-se que, para além do tempo curricular, todas as crianças de pré-escolar têm a oportunidade de usufruir de um número diverso de atividades de enriquecimento curricular, complementares do currículo.
Considerando que o desenvolvimento das crianças se processa como um todo em que as dimensões cognitivas, sociais, culturais, físico-motoras e emocionais se interligam, a aprendizagem também se realiza assumindo uma configuração holística. Assumimo-nos como uma escola que aprende, observamos, planificamos, fazemos e revemos diariamente. Experimentamos constantemente novas estratégias e novas metodologias para aperfeiçoar continuamente o modo como gerimos a individualidade de cada criança, pois cada uma é única de uma maneira absoluta, fantástica e infinita.