uma parceria com o Jornal Expresso

Edição Diária >

Edição Semanal >

Assine O Mirante e receba o jornal em casa
31 anos do jornal o Mirante
Este fim-de-semana há festa rija em Vila Franca de Xira e os toiros vão andar nas ruas

Este fim-de-semana há festa rija em Vila Franca de Xira e os toiros vão andar nas ruas

Colete Encarnado decorre de sexta-feira a domingo com as tradições ribatejanas em alta

Os toiros vão andar na rua no próximo fim de semana em Vila Franca de Xira, para gáudio dos muitos aficionados que não perdem uma largada das tradicionais festas do Colete Encarnado. Este ano o programa decorre de 1 a 3 de Julho, tendo como figura central o campino e levando o campo e a cultura ribatejana à cidade.
Não vão faltar as largadas de toiros, corridas de campinos e de toiros, e a homenagem ao campino José Mendes, de 73 anos, eleito este ano pelos seus pares para essa distinção. A homenagem tem lugar no sábado, 2 de Julho, pelas 16h00 na Praça Afonso de Albuquerque.
O programa arranca simbolicamente no dia 30 de Junho, com o jantar das tertúlias pelas 20h00 na Praça de Toiros Palha Blanco, com a animação a cargo de “Raúl & Eu Jazz Band”.
Na sexta-feira, dia 1 de Julho, destaque para a espera de toiros seguida de largada às 18h00, para a concentração e desfile das tertúlias e colectividades da Praça Afonso de Albuquerque até ao Largo Conde Ferreira e para as actuações dos grupos D.A.M.A., MT80 e do DJ Tiago Prazeres ao final da noite.
No sábado, 2 de Julho, há feira de velharias, coleccionismo e artesanato no Jardim Municipal Constantino Palha (das 9h00 às 18h00), corrida de campinos (10h30) e “encierrito” para jovens (12h30) no Largo 5 de Outubro. O desfile de campinos, cavaleiros e amazonas pelas ruas da cidade com cortejo das tertúlias e a participação da charanga a cavalo da GNR está marcado para as 16h30). A largada de toiros é às 18h30 e a noite é de sardinhada a partir das 22h30. Os destaques musicais da noite vão para HMB, Fado Lelé e David Antunes & The Midnight Band. E há uma garraiada às 2h00.
No último dia, domingo, 3 de Julho, há nova feira de velharias, uma maratona de cycling no cais de Vila Franca de Xira (9h00), largada de toiros (10h30), corrida de toiros na Praça de Toiros Palha Blanco (18h00) e o destaque musical vai para “Fado Lírico e Popular do Meu Ribatejo” e fadistas de Vila Franca de Xira às 22h00.
Ao longo dos três dias há música itinerante com diversos grupos e várias propostas, entre fado, música espanhola, danças, ranchos e outras animações, que subirão aos cinco palcos do Colete Encarnado: Av. Pedro Victor, Misericórdia, Mártir Santo, Sevilhanhas.com e o palco do Largo do Adro.
O evento fecha com fogo de artifício às 24h00 do dia 3 de Julho, à beira-rio, no jardim da cidade. O programa completo pode ser consultado no site www.cm-vfxira.pt.

Este fim-de-semana há festa rija em Vila Franca de Xira e os toiros vão andar nas ruas

Mais Notícias

    A carregar...