Agrupamento de Escolas Cidade do Entroncamento
Ofertas formativas inovadoras e bons resultados escolares
O atual Agrupamento de Escolas Cidade do Entroncamento nasceu do processo de agregação das escolas públicas do concelho do Entroncamento, tendo sido constituído no dia 12 de julho de 2012, consubstanciando a fusão da Escola Secundária com 3º Ciclo com o extinto Agrupamento Alpha. Tem atualmente seis estabelecimentos escolares bem equipados e com excelentes instalações, abrangendo todos os níveis de ensino, desde o Pré-escolar ao Ensino Secundário, a saber: a Escola Secundária com 3º Ciclo, que é a Escola-Sede, a Escola Básica Dr. Ruy d’Andrade, com 2º e 3º ciclos, três escolas do 1º Ciclo (todas com valência de Educação Pré-Escolar) e um Jardim de Infância. A Diretora é a professora Maria Filomena Maia de Almeida Pereira, que tomou posse no dia 25 de junho de 2015.
O Agrupamento tem hoje 2729 alunos, assim distribuídos por ciclos de ensino: Pré-escolar _ 331 alunos; 1º Ciclo _ 628; 2º Ciclo _ 421; 3º Ciclo _ 678; Ensino Secundário _ 458; Ensino Profissional _ 203. Trabalham na instituição 265 professores, 2 psicólogas, 14 assistentes técnicos, 90 assistentes operacionais e 1 educadora social (a meio tempo).
Com uma oferta educativa diversificada, em ordem a responder aos diferentes interesses e aptidões das crianças e jovens da “cidade ferroviária”, o Agrupamento tem prosseguido uma política educativa inclusiva que, tal como está consubstanciado no seu Projeto Educativo, a par da exigência no processo de ensino e aprendizagem, desenvolve múltiplos clubes e projetos, articulando os vários ciclos de ensino, que vão do âmbito local e regional ao plano nacional e internacional, privilegiando as áreas da cidadadia, do desporto, da cultura científica, do empreendedorismo, da qualidade de vida, da sustentabilidade ambiental e da aquisição de hábitos de vida saudável.
A par disso, o Agrupamento segue uma política de reconhecimento público ao mérito dos seus alunos, seja académico ou outro, consubstanciada, nomeadamente, em cerimónias realizadas para o efeito, como o Concurso “Talentos no Agrupamento”, que no ano transato alcançou enorme êxito junto da comunidade educativa. Por outro lado, a Associação de Estudantes e as seis Associações de Pais desenvolveram um notável trabalho junto da comunidade educativa.
Os resultados nos exames nacionais _ efetuados no ano trasato no 4º, 6º, 9º, 11º e 12º anos _ têm-se situado sistematicamente acima da média nacional, o que é natural motivo de regozijo para toda a comunidade educativa, em especial para os professores, que veem a avaliação externa dar nota amplamente positiva ao trabalho desenvolvido com os alunos.
No próximo ano letivo, no âmbito do Curso de Artes Visuais, o Agrupamento oferecerá a disciplina de opção “Oficina Multimédia”, que exigiu um avultado investimento em equipamentos, materiais, hardware e software, mas que potenciará a formação e as saídas profissionais dos alunos a frequentar este Curso, que, pela sua natureza criativa, tem contribuído para o bom nome do Agrupamento na realização de eventos de índole artística dentro e fora do Agrupamento.
Maria Filomena Maia de Almeida Pereira, Diretora do Agrupamento