Agrupamento de Escolas de José Relvas de olhos postos no futuro
O Agrupamento de Escolas de José Relvas tem cerca de 900 alunos distribuídos entre o ensino pré-escolar, o ensino secundário regular e uma vasta oferta formativa e está sediado na Escola José Relvas na vila de Alpiarça.
O lema do nosso Agrupamento assenta no tema do Projeto Educativo: “Qualidade, mais do que uma Exigência, um Desafio” e tem como principal objetivo promover o sucesso educativo através da melhoria dos resultados escolares, aumentar o sucesso pleno e a qualidade das aprendizagens. Para pôr em prática estes objetivos, para além do que já fazemos e indo ao encontro do pretendido pelo Ministério da Educação (que está a desenvolver um Programa Nacional de Promoção do Sucesso Educativo), estamos a concluir um Plano de Ação Estratégico, para ser implementado nos próximos dois anos letivos.
Os objetivos do nosso plano assentam na melhoria das práticas na sala de aula, no trabalho colaborativo entre professores, na criação de subgrupos de alunos, com níveis de aprendizagens semelhantes para um trabalho diferenciado, com alternância de docentes e na implementação de um processo de avaliação formativa consolidado reduzindo, assim, as desigualdades. Este pIano irá ser aplicado no 1º ano de escolaridade, no 5º ano, às disciplinas de Português e Inglês e, com maior destaque, à disciplina de Matemática nos 5º e 7º anos, onde os alunos têm maiores taxas de insucesso. Para todos os anos de escolaridade, ir-se-á tentar combater a falta de concentração e o incumprimento de regras na sala de aula, o que prejudica o aproveitamento escolar dos alunos.
Paralelamente, continuaremos a aplicar as estratégias já delineadas e a desenvolver os projetos com sucesso: O Projeto de Mentoria, “Toca a estudar”, a “Melhor Turma”, o Reforço Educativo, o Desporto Escolar, o Clube Europeu, o E-twining, o Co-Lab (Collaborative Educatione Lab), entre outros. Este último projeto irá iniciar-se no próximo ano letivo. O nosso Agrupamento recebeu o convite para participar, que foi dirigido pela Direção Geral de Educação a 40 Agrupamentos do país (dos 811 existentes a nível nacional) e decorrerá até Janeiro de 2018. É coordenado pela European Schoolnet e financiado pelo Programa Erasmus+ da Comissão Europeia. Trata-se de um projeto inovador orientado para o futuro da educação, que visa a integração do ensino e da aprendizagem colaborativa na sala de aula do século XXI, formando professores europeus, capacitando-os para testarem métodos inovadores, recomendando aquilo que funciona com base num diálogo fundamentado em evidências entre profissionais e decisores políticos. O projeto será desenvolvido pelas docentes Isabel Costa, Lina Duarte e Virgínia Esteves.
Outro ponto forte do nosso Agrupamento são os trabalhos desenvolvidos no âmbito das Bibliotecas Escolares e do Gabinete de Apoio ao Aluno, aos quais queremos dar continuidade.
Por mim, sinto-me empenhada para mobilizar e consciencializar a comunidade que dirijo para este desafio, que acredito que, com o esforço de todos, é possível. Da mesma forma, acredito nas capacidades dos meus professores para implementarem novas estratégias, novas formas de trabalho, práticas diferenciadas, colaborativas e inovadoras para prevenirem o insucesso.
É com grande orgulho que recordo que a docente do meu Agrupamento Virgínia Esteves foi considerada pela Microsoft um dos 800 professores mais inovadores do mundo, ao nível da introdução de novas tecnologias dentro das salas de aulas. Por isso, sei que posso contar com um grupo de professores bastante dinâmico, que gostam de experimentar novos projetos e que apostam nas novas tecnologias.
Concordo que é urgente diminuir as taxas de retenção, a nível nacional, sobretudo no início do 1º ciclo, mas para isso, é necessário que sejam dadas às escolas as condições necessárias, nomeadamente a disponibilização dos recursos materiais e humanos, a formação de professores e a realização de obras, como é o caso urgente da escola sede do meu Agrupamento.
Isabel Silva, Directora do Agrupamento