Escola Profissional de Rio Maior com ótima capacidade de atração
A Escola Profissional de Rio Maior (EPRM) é frequentada por 310 alunos, o maior número de sempre em termos de alunos, sendo que 46% são de fora do concelho de Rio Maior, o que significa que a escola tem uma ótima capacidade de atração e que o seu Projeto Educativo é reconhecido.
A maioria dos cursos tem uma empregabilidade a rondar os 100%, um número surpreendente num tempo em que 35% dos jovens portugueses não têm emprego. A este número não será alheio o facto de a EPRM vir a investir muito no estreitamento das relações com as empresas e com o mercado de trabalho. A ligação da escola com o tecido empresarial traduz-se na celebração de protocolos para a realização de estágios com mais de 800 empresas e entidades, assim como na celebração de 50 parcerias de âmbito mais vasto.
Certos de que, embora importante, o diploma já não constitui, por si só, uma garantia inequívoca de obtenção de emprego, na EPRM estamos atentos e sabemos que é fundamental promover um equilíbrio entre a educação dita formal (escolar) com a não formal. As soft skills e open mind são dois dos pilares do Projeto Educativo da EPRM. Por isso, fomentamos diversos tipos de projetos que promovem o desenvolvimento pessoal, a criatividade, o empreendedorismo e o gosto pela inovação, sempre com o intuito de levar estes jovens, que serão o futuro da região e do país, a sair da sua zona de conforto e a pensarem fora da caixa.
Desenvolvemos Projetos Integradores, que mobilizam os saberes de diversas disciplinas e que promovem o aprender, fazendo. Três desses Projetos culminaram com a realização de visitas de estudo internacionais, permitindo a 75 alunos visitarem locais como Munique e Nuremberga (Alemanha); Milão, Maranello, Verona e Veneza (Itália) e Praga (República Checa).
No presente ano letivo, ao abrigo do Programa Erasmus+, 66 alunos realizaram o seu estágio em contexto transnacional e 13 professores realizaram mobilidades internacionais, com o intuito de observar boas práticas de combate ao abandono escolar precoce, promoção do sucesso educativo, fomento da empregabilidade, formas inovadoras de lecionação, etc., sempre na perspetiva do enriquecimento e melhoria do Projeto Educativo da Escola. A política da EPRM passa por proporcionar um manancial de oportunidades aos seus alunos, na perspetiva de lhes abrir o caminho do futuro, que queremos que seja de sucesso.
Luciano Vitorino
* Director da Escola Prof. de Rio Maior