Mais de 250 crianças do Cartaxo participaram no Programa S@ber+Crescer
Presidente do município assegura que o projecto vai continuar enquanto pais e professores considerarem que é um contributo positivo para o crescimento saudável das crianças.
Mais de 250 crianças participaram durante o ano lectivo 2015/2016 no programa S@ber+Crescer, projecto que a Câmara Municipal do Cartaxo desenvolve há oito anos nas escolas do ensino básico do concelho. Os alunos participam em aulas onde aprendem a lidar com as dificuldades inerentes ao crescimento. No final do ano lectivo, o presidente do município, Pedro Magalhães Ribeiro (PS), assegura que o S@ber+Crescer vai continuar, enquanto pais e professores considerarem que é um “contributo positivo para o crescimento saudável das crianças”, disse.
Pedro Ribeiro referiu que a avaliação por parte da comunidade escolar aos alunos que frequentam este projecto é positiva e que se verificam melhorias em termos de aquisição de competências pessoais e sociais, assim como o aumento da auto-estima e a coesão da turma. Para o autarca, a escola “não é apenas um lugar de aprendizagem de disciplinas, é um lugar de aprendizagem de como nos tornamos pessoas capazes de criar laços de solidariedade e entreajuda, capazes de respeitar quem é diferente de nós”, afirmou.
O programa S@ber+Crescer é promovido pela área de Acção Social e Saúde da Câmara do Cartaxo, em parceria com os agrupamentos de escolas do concelho (Marcelino Mesquita do Cartaxo e D. Sancho I de Pontével). O objectivo é trabalhar com os alunos, as competências de resolução de problemas e tomada de decisões, assertividade e comunicação, a par de dotar as crianças de capacidades para resistir às pressões dos pares e de adquirir comportamentos de cooperação, solidariedade e respeito pelos outros.
A técnica responsável pelas sessões que decorrem nas escolas, Isabel Chagas, explica que estas se caracterizam por terem uma “abordagem lúdico-pedagógica, trabalhando as competências pessoais e sociais de uma forma dinâmica e com maior envolvimento possível das crianças, terminando sempre com um período de debate e reflexão”, explica.
Isabel Chagas sublinha que as crianças são motivadas a participar activamente a aprender enquanto se divertem e a descobrir novos modos de se relacionarem com os colegas, professores e até com as suas próprias famílias. Este programa destina-se a alunos do terceiro e quarto ano. Na opinião da técnica é o momento certo para preparar a transição para um novo ciclo, pressupondo novas competências pessoais e sociais. Em oito anos este projecto envolveu mais de 1900 crianças do primeiro ciclo do ensino básico. O programa S@ber+Crescer retoma as suas sessões no arranque do próximo ano lectivo, em meados de Setembro.