Junta de Vila Franca de Xira lamenta falta de apoio para o Colete Encarnado
O executivo da Junta de Freguesia de Vila Franca de Xira, liderado pela CDU, não gostou de ter ficado este ano sem financiamento municipal para apoiar a realização de iniciativas nas festas do Colete Encarnado e aprovou uma moção a dar conta do seu desagrado. O documento foi aprovado por maioria com os votos a favor da CDU e da Coligação Novo Rumo e quatro votos contra da bancada do Partido Socialista.
Os eleitos saúdam a capacidade da junta de “contrariar todos os garrotes políticos e financeiros que lhe são impostos tanto no plano nacional como no plano municipal”, ao mesmo tempo que faz um considerando: “A câmara municipal gerida pelo PS, reconhecendo o êxito da opção tomada pelo executivo da freguesia, decidiu, ao invés do que fez em 2015, não apoiar financeiramente a junta de freguesia nas comemorações que esta leva a cabo durante o Colete Encarnado”, lê-se no documento. Quem vive na cidade já deu conta da existência de cartazes espalhados pelas ruas, dando conta de praticamente dois programas diferentes para o Colete Encarnado: o principal, promovido pela câmara, e um outro, a cargo da junta de freguesia. “A junta assumiu na sua acção estratégica a defesa e valorização do património cultural, imaterial e identitário da freguesia onde se integra as festas do Colete Encarnado”, justifica.
A moção deliberou “valorizar e saudar calorosamente” a opção da junta de “continuar a reforçar a sua intervenção” nas festas da freguesia, “com a dignidade e qualidade que as mesmas exigem e merecem”. E termina exortando as colectividades, instituições e a população da cidade a “participar de forma activa na promoção dos valores tradicionais e na qualidade” das festas do Colete Encarnado.