uma parceria com o Jornal Expresso

Edição Diária >

Edição Semanal >

Assine O Mirante e receba o jornal em casa
31 anos do jornal o Mirante
Mãe de bebé encontrado morto é suspeita de homicídio e profanação de cadáver

Mãe de bebé encontrado morto é suspeita de homicídio e profanação de cadáver

Corpo de recém-nascido foi encontrado no sábado num terreno ermo na periferia de Santarém. Autoridades detiveram a mãe dois dias depois, após denúncia de uma familiar.

Durante meses Rafaela, 23 anos, tentou dissimular a gravidez, alegadamente porque seria fruto de um relacionamento extraconjugal. O esforço de pouco resultou, já que familiares e pessoas mais próximas não se terão deixado iludir. E no sábado, 25 de Junho, a jovem passou a ser procurada pelas autoridades por suspeita de ter morto e abandonado um bebé recém-nascido encontrado numa zona de mato em Santarém.
Rafaela acabaria por ser detida na segunda-feira, 27 de Junho, pela Polícia Judiciária. Também foram submetidas a interrogatório uma amiga e a tia que informou a PSP da situação e que deu a cara à comunicação social, relatando que o bebé teria nascido uns dias antes numa casa abandonada na zona da Avenida dos Combatentes, em Santarém, onde a jovem também reside. Rafaela foi ouvida esta quarta-feira no Tribunal de Santarém, para aplicação das medidas de coacção. A decisão foi proferida já depois do fecho desta edição.
A Polícia Judiciária revelou que a jovem mãe está indiciada pela prática dos crimes de homicídio e profanação de cadáver. O bebé terá sido asfixiado. “Os factos ocorreram no início da passada semana, no concelho de Santarém, tendo a investigação apurado que a detida, após o parto, terá provocado a morte ao filho recém-nascido e abandonado o corpo num local ermo”, lê-se no comunicado da PJ emitido esta terça-feira, 28 de Junho.
O corpo do recém-nascido foi encaminhado para a morgue do Hospital Distrital de Santarém para ser autopsiado. As circunstâncias em que ocorreu o parto da criança e o que se seguiu até o corpo ser encontrado não são para já totalmente conhecidas. Mas as autoridades revelaram que a criança foi deixada já sem vida, embrulhada numa manta, no terreno junto à Calçada dos Galhardos, uma via que liga o Bairro do Sacapeito à circular urbana D. Luís, na zona do Centro Nacional de Exposições e Mercados Agrícolas (CNEMA).
A jovem detida encontra-se desempregada, é mãe de outras duas crianças pequenas e, segundo revelou a tia, já estaria a ser acompanhada e apoiada pela Comissão de Protecção de Crianças e Jovens (CPCJ) de Santarém. Os filhos estão ao cuidado de familiares.

Mãe de bebé encontrado morto é suspeita de homicídio e profanação de cadáver

Mais Notícias

    A carregar...