uma parceria com o Jornal Expresso

Edição Diária >

Edição Semanal >

Assine O Mirante e receba o jornal em casa
31 anos do jornal o Mirante
À conversa com Mário Tropa em Mação

À conversa com Mário Tropa em Mação


Na sexta-feira, 24 de Junho, “À Conversa com...” teve Mário Tropa como convidado. O impulsionador destas iniciativas que ocorrem em todas as últimas sextas-feiras de cada mês no Auditório do Centro Cultural Elvino Pereira, em Mação, veio falar sobre “Surrealismo e Nova Figuração”. Após salientar a importância que este movimento teve nas artes da primeira metade do século XX, apresentou outras correntes que lhe deram continuidade como por exemplo o Realismo Fantástico e a Figuration Critique, relacionando-as com movimentos artísticos seus contemporâneos: o Neo-Realismo e a Arte Abstracta.
Levantadas que foram várias questões relacionadas com o seu percurso artístico, o pintor Mário Tropa referiu à plateia as suas influências desde os anos 60, quando começou a dedicar-se à pintura. Mencionou também a importância do conhecimento, relação e amizade que teve com muitos dos artistas portugueses desse período dos anos 60/70, nomeadamente Almada Negreiros, Hogan, Martins Correia, Cruzeiro Seixas e Gil Teixeira Lopes, determinantes que foram na orientação artística que seguiu.
Relembramos que está patente até final de Julho na Galeria do Centro Cultural Elvino Pereira a exposição “Fragmentos de um discurso interior - 50 anos de Pintura” que apresenta uma mostra significativa do trabalho e carreira de Mário Tropa ao longo das últimas 5 décadas.

À conversa com Mário Tropa em Mação

Mais Notícias

    A carregar...