Guarda Rios

Alta voltagem
A cidade de Alverca será a primeira do concelho de Vila Franca de Xira a receber um posto de carregamento de veículos eléctricos. O local escolhido foi junto à estação de comboios da cidade, por ser uma das estações mais movimentadas do concelho. Resta agora saber se este será um projecto com energia suficiente para ver a luz do dia ou se a bateria acaba antes do tempo…
Guarda Rios | 14-07-2016

Coisas boas da vida
O Colete Encarnado em Vila Franca de Xira é uma das principais festas da região e movimenta sempre milhares de pessoas ao longo dos três dias de festa. Aqui e ali encontra-se sempre quem tenha umas camisolas alusivas ao Colete. Se é certo que a vida são dois dias e o Colete três, então a Feira de Outubro, que já está a espreitar, é a que bate toda a felicidade, já que são dez dias seguidos de festa brava!
Guarda Rios | 14-07-2016

Entre o comboio e o toiro
Há muitas situações de aperto nas esperas de toiros do Colete Encarnado mas algumas são mesmo de perder o fôlego. Como as que vivem aqueles aficionados que a fugir dos cornos do toiro fogem para a linha ferroviária, arriscando serem colhidos por um comboio. Em qualquer dos casos há um risco e entre uma marrada e outra, venha o diabo e escolha…
Guarda Rios | 14-07-2016


Só mais um
Na cerimónia do Dia da Cidade de Vila Franca de Xira foi premiada com o galardão de mérito a jovem realizadora Leonor Teles, natural da cidade. Depois do Urso de Ouro conquistado no festival de Berlim o que não têm faltado é prémios entregues na cidade que a viu nascer, primeiro pela câmara e depois pela junta. Só é pena que em vez de cheques com dinheiro para apoiar novos filmes venham apenas medalhas e emblemas. É que essas ainda não pagam as rendas de quem faz cinema em Portugal mas, como todos sabem, são úteis para os políticos da praça.
Guarda Rios | 14-07-2016

Festejar à bruta
A conquista do Campeonato Europeu de futebol levou os portugueses à apoteose. Durante horas, as ruas encheram-se de buzinadelas, rateres e gritos de “Viva Portugal!”. O Guarda-Rios esteve presente nas festividades de Alverca do Ribatejo e não deixou de presenciar algumas cenas de pancadaria entre a população. Não há festa sem porrada, já diz o povo. E, pelos vistos, em Alverca as tradições são levadas muito a sério...
Guarda Rios | 14-07-2016

Portagens a banhos
A Assembleia da República já recebeu a petição assinada por mais de cinco mil pessoas do concelho de Vila Franca de Xira reclamando pela abolição de portagens na auto-estrada do Norte (A1). Mas a comissão que promoveu a petição já foi informada que muito provavelmente o assunto só deverá ser discutido em comissão e plenário bem depois do Verão. O Guarda Rios compreende: é que o sol, praia e piscina são neste momento um assunto muito mais quente que o pagamento de portagens...
Guarda Rios | 14-07-2016


Não custa experimentar...
O Guarda-Rios foi à Batalha de Balões de Água em Alverca do Ribatejo no domingo, 10 de Julho. Cerca de 500 pessoas alistaram-se para atirar água umas às outras. Se as Forças Armadas usassem pistolas de água na instrução aos recrutas, talvez houvesse mais adesão por parte dos jovens portugueses ao serviço militar. É uma questão de experimentar...
Guarda Rios | 14-07-2016


Os diferentes graus da água
Um condutor apanhado na última semana numa fiscalização da polícia em Vila Franca de Xira, durante as festas do Colete Encarnado, terá dito a um dos agentes que só tinha bebido água ao jantar e que por isso mesmo é que estava a conduzir. O problema foi quando soprou no balão e foi apanhado com mais álcool no sangue do que aquilo que a lei prevê. Ou seja, das duas, uma: ou o almoço foi tão bem regado que o grau ficou no sangue até ao jantar, ou então a água que o condutor bebeu era… aguardente.
Guarda Rios | 14-07-2016

Destaques

Na Quinta do Boial em Santarém as crianças podem crescer saudáveis e ao ar livre
Edição de 14-07-2016

A caspiada foi registada mas ainda não contribui para a economia de Pontével
Falta promoção e empresa que comercialize o bolo com formato de folha de couve. Desde 2011 que Pontével tem registada a marca da Caspiada, um bolo que nasceu no meio da população mais pobre desta localidade do concelho do Cartaxo. O presidente da junta reconhece que o registo não trouxe grande alento à freguesia e que falta um trabalho profundo de promoção.
Edição de 14-07-2016