Primeiro Plano

Deixar Riachos mais bonita
Maria Emília, nascida e criada em Riachos, é uma das senhoras que estão a ajudar a embelezar as ruas da vila com decorações ligadas à vida do campo e aos costumes locais. São muitas horas de trabalho não contabilizadas, tudo pelo amor à terra e suas tradições.
Primeiro Plano | 14-07-2016


Barcos tradicionais foram ao Colete
O Colete Encarnado recebeu vários barcos tradicionais do rio Tejo, construídos em madeira e pintados à mão com motivos alusivos à faina fluvial e aos usos e costumes da zona. O barco que mais saltou à vista foi o Cruzeiro da Moita, restaurado pela Câmara Municipal da Moita e hoje utilizado para para viagens turísticas. Ao leme estava João Gregório.
Primeiro Plano | 14-07-2016


Modelo por uma noite
A imaginação foi posta à prova na criação dos vestidos e fatos que trajaram os participantes em mais uma Passerelle D’Ouro, evento organizado em Junho pela Câmara Municipal de Vila Franca de Xira. A AIPNE - Associação para a Integração de Pessoas com Necessidades Especiais de Alverca, uma das entidades participantes, foi desafiada para apresentar um vestido de noiva original e o modelo, criado com papel de jornal, foi orgulhosamente exibido pela jovem Cesaltina nessa noite.
Primeiro Plano | 14-07-2016


Estátua de São Francisco de Assis com pomba nova
O escultor Fernando Marques voltou a colocar a pomba nas mãos da estátua de S. Francisco de Assis em Santarém. Esta é a terceira vez que repete o gesto, já que as anteriores pombas em gesso foram roubadas. O artista de Leiria garante que ganhará pelo cansaço e que, enquanto tiver saúde e energia para o fazer, continuará a esculpir pombas para as mãos da imagem do santo, que está colocada no Jardim da República, junto ao Convento de São Francisco, se o mesmo acontecer à que foi colocada na tarde de 12 de Julho.
Primeiro Plano | 14-07-2016

Destaques

Na Quinta do Boial em Santarém as crianças podem crescer saudáveis e ao ar livre
Edição de 14-07-2016

A caspiada foi registada mas ainda não contribui para a economia de Pontével
Falta promoção e empresa que comercialize o bolo com formato de folha de couve. Desde 2011 que Pontével tem registada a marca da Caspiada, um bolo que nasceu no meio da população mais pobre desta localidade do concelho do Cartaxo. O presidente da junta reconhece que o registo não trouxe grande alento à freguesia e que falta um trabalho profundo de promoção.
Edição de 14-07-2016