uma parceria com o Jornal Expresso

Edição Diária >

Edição Semanal >

Assine O Mirante e receba o jornal em casa
31 anos do jornal o Mirante
Ampliação da Startup Santarém comprova sucesso do projecto

Ampliação da Startup Santarém comprova sucesso do projecto

Obras de adaptação no antigo quartel da Cavalaria vão custar 80 mil euros. Câmara de Santarém e a Nersant reforçam parceria de apoio à criação de empresas e fomento do empreendedorismo.

A biblioteca da antiga Escola Prática de Cavalaria vai ser transformada num auditório e noutras salas do desactivado quartel vão ser criados gabinetes para empresas e espaços para formação, em resultado da ampliação do CIES (Centro de Inovação Empresarial de Santarém) - Startup Santarém, que já ali funciona desde Março último. O protocolo com vista às necessárias obras de adaptação foi assinado na tarde de dia 6 de Julho, entre a Câmara de Santarém, proprietária do espaço, e a Nersant - Associação Empresarial da Região de Santarém, entidade gestora do projecto.

As solicitações para instalação de novas empresas e negócios no espaço do CIES - Startup de Santarém levaram à necessidade de alargar a parceria através da cedência de um novo espaço, contíguo às actuais instalações, na ala principal do antigo quartel. No piso 0 irão nascer 4 gabinetes e uma sala de formação, enquanto que no piso 1 vai ser criados 8 gabinetes e um auditório. Ao todo já ali estão instaladas 17 empresas, 6 com incubação física e 11 com incubação virtual. As obras vão custar cerca de 80 mil euros e serão suportadas pela Nersant.
Na breve sessão de assinatura da adenda ao protocolo, que antecedeu uma visita aos espaços onde vão nascer as novas valências, a presidente da direcção da Nersant, Maria Salomé Rafael, mostrou o seu agrado com a assinatura desta adenda, “em primeiro lugar porque é sinónimo de que existem novas empresas à procura de espaços de incubação - temos neste momento empresas em lista de espera - e em segundo lugar porque é sinal de que as parcerias entre privados e público podem funcionar”. Acrescentou que a Câmara de Santarém pode contar sempre com a Nersant numa lógica de atracção de investimento e desenvolvimento do empreendedorismo.
O presidente da Câmara de Santarém, Ricardo Gonçalves (PSD), deu os parabéns à Nersant pelo sucesso do projecto e referiu que a associação empresarial é um parceiro privilegiado por conhecer o terreno e pelo trabalho desenvolvido na região. Referiu ainda que daqui a um ano espera estar a inaugurar um espaço para apoio ao tecido empresarial em Alcanede, zona do concelho com grande dinâmica económica.
Recorde-se que o CIES - Startup Santarém foi inaugurado a 19 de Março deste ano pelo Secretário de Estado da Indústria, João Vasconcelos. É resultado de uma parceria entre o município, que candidatou o projecto ao Inalentejo, e a Nersant, que ficou responsável pela gestão do espaço, pela cobertura financeira da componente de autofinanciamento da candidatura bem como das despesas consideradas não elegíveis, num investimento inicial na ordem dos 150 mil euros.
A Startup Santarém disponibiliza um conjunto de valências que contribuem para o fortalecimento e crescimento do empreendedorismo qualificado, tais como salas para instalação de empresas, salas de co-working, instalação virtual, acesso a sala de reuniões, estacionamento exclusivo gratuito e apoio técnico da Nersant.
Refira-se ainda que a associação empresarial deslocalizou também para esse espaço não só o seu Núcleo de Santarém, anteriormente localizado na zona industrial da cidade, como também o seu serviço de apoio ao empreendedorismo. Estão também sediadas no CIES - Startup Santarém, a Nerventure - SGPS, sociedade de participações sociais e o AgroCluster Ribatejo.

Ampliação da Startup Santarém comprova sucesso do projecto

Mais Notícias

    A carregar...