uma parceria com o Jornal Expresso

Edição Diária >

Edição Semanal >

Assine O Mirante e receba o jornal em casa
31 anos do jornal o Mirante

EDP investiu 16 milhões em limpezas da floresta nos últimos três anos

A EDP Distribuição investiu nos últimos três anos 16 milhões de euros na limpeza da floresta nas faixas de protecção de aproximadamente 25.500 quilómetros da rede aérea de distribuição de energia eléctrica de alta e média tensão. A empresa de electricidade informa que em Portugal continental 80 por cento da rede de fornecimento de energia, com um total de 82.175 quilómetros, é “tem um traçado aéreo” (cabos suportados por postes) “com uma parte significativa cruzando zona florestal”.
“Esta intervenção tem contribuído para tornar as linhas aéreas mais resilientes a fenómenos atmosféricos adversos que têm ocorrido com maior frequência nos últimos anos”, refere a empresa. A limpeza das faixas sob as linhas eléctricas é fundamental para a prevenção dos fogos florestais, “facilitando uma intervenção directa ao seu combate e reduzindo os efeitos da sua passagem”.
As acções de limpeza são efetuadas “em colaboração com as autarquias, seguindo Planos Municipais da Floresta Contra Incêndios com rigoroso cumprimento da legislação em vigor”, refere a EDP em comunicado. A empresa sublinha ainda que a par da limpeza florestal, “mantém a rede eléctrica aérea sob vigilância permanente, com programas de monitorização das linhas, recorrendo de forma crescente a novas tecnologias”.
A EDP Distribuição realiza nas suas linhas inspecções visuais, termográficas e com medição por laser, “garantindo por essa via a verificação da distância regulamentar dos condutores às árvores, suportando planos de manutenção correctiva”. A empresa tem feito, há alguns anos, estas inspecções através de helicópteros mas mais recentemente tem recorrido a drones, aparelhos de pequena dimensão pilotados através de controlo remoto.

Mais Notícias

    A carregar...