uma parceria com o Jornal Expresso

Edição Diária >

Edição Semanal >

Assine O Mirante e receba o jornal em casa
31 anos do jornal o Mirante
Luto pela ribeira da Boa Água

Luto pela ribeira da Boa Água

Associação de Defesa do Património de Torres Novas organizou acção para dar visibilidade ao problema da poluição

A Associação de Defesa do Património de Torres Novas colocou balões negros e uma tarja a dizer “Ribeira da Boa Água” na ponte do Raro, em Torres Novas, em jeito de alerta para o problema da poluição que afecta a ribeira da Boa Água, que desagua no rio Almonda nos arredores da cidade.
A iniciativa, realizada ao início da manhã de quarta-feira, 6 de Julho, despertou o interesse de algumas pessoas que lá passavam apressadamente a caminho do emprego, olhavam para os balões e procuravam uma indicação sobre o porquê de eles estarem ali. Houve também quem perguntasse onde ficava a ribeira, apesar de o curso de água ser muito falado devido às descargas poluentes de que é alvo.
Ermelinda Marques reparou nos balões, ficou surpreendida e decidiu questionar o motivo de eles estarem ali. Diz que adora passar naquela ponte e ver os peixes e esse é um cenário a que quer continuar a assistir no futuro. Não sabia bem onde ficava a ribeira da Boa Água mas já tinha lido sobre o assunto da poluição na comunicação social. “Fiquei muito triste, este rio é o nosso sonho. É importante alertar para estas situações, eu quero continuar a ver os peixinhos ali tão lindos”, disse.
Nas últimas semanas os maus cheiros têm-se feito sentir na zona com mais intensidade e a Associação de Defesa do Património de Torres Novas, que sempre primou também pela defesa do ambiente, não conseguiu ficar indiferente conforme explica a O MIRANTE, Sofia Ligeiro, presidente da associação: “Esta acção simboliza o luto pela qualidade ambiental de uma ribeira que nós consideramos que é uma emergência e um foco de contaminação brutal do rio Almonda”.
Para Sofia Ligeiro, é muito importante que a população conheça esta ribeira e os seus problemas. “Há uma certa desconsideração pela ribeira da Boa Água por ela não ter um circuito urbano absolutamente explícito e não incomoda a cidade”. E reforça: “É um alerta para a população de que esta ribeira tem um problema e para as autoridades resolverem o problema. Achamos que há algumas actividades económicas que hipotecam a qualidade ambiental da ribeira”.

Luto pela ribeira da Boa Água

Mais Notícias

    A carregar...