uma parceria com o Jornal Expresso

Edição Diária >

Edição Semanal >

Assine O Mirante e receba o jornal em casa
31 anos do jornal o Mirante
Nascente do Almonda está ao abandono mas há planos para a requalificar

Nascente do Almonda está ao abandono mas há planos para a requalificar

Câmara de Torres Novas quer concretizar projectos que se encontram na gaveta há anos

Edição de 14.07.2016 | Sociedade

A zona da nascente do rio Almonda, na freguesia da Zibreira, Torres Novas, encontra-se ao abandono e praticamente não existe sinalização indicativa para quem queira visitar o local e não conheça o caminho. Para saber da sua existência só mesmo perguntando a alguém no café perto da fábrica 1 da Renova. Depois ainda é preciso apanhar uma pequena estrada de terra batida e passar ao lado de uma antiga fábrica.
A entrada está meio camuflada e uma placa degradada indica um percurso pedestre. O espaço não é muito grande e está vedado. A erva parece ter sido cortada recentemente mas todo aquele lugar reclama uma requalificação que o possa tornar num local bastante agradável.
Para já não há obras agendadas, mas o presidente da Câmara de Torres Novas, Pedro Ferreira, levou para a reunião descentralizada realizada no dia 5 de Julho, na freguesia da Zibreira, dois projectos de requalificação da nascente do Almonda, anunciando a pretensão de melhorar as condições daquela zona. No fim da reunião o autarca mostrou os projectos ao executivo, vereação e presidente da Junta de Freguesia da Zibreira, Rogério Rosa.
Estes dois projectos estavam na gaveta e pretende-se que o espaço junto à nascente seja requalificado, assim como um outro junto à velha fábrica, onde está prevista a sua limpeza e a criação de um percurso pedonal. Não há valores previstos para o investimento pois os preços estão desactualizados mas um dos projectos estava orçado em 30 mil euros. “É um projecto para permitir a sua visitação e pôr o local mais aprazível”, disse a O MIRANTE, Pedro Ferreira.

Nascente do Almonda está ao abandono mas há planos para a requalificar

Mais Notícias

    A carregar...