uma parceria com o Jornal Expresso

Edição Diária >

Edição Semanal >

Assine O Mirante e receba o jornal em casa
31 anos do jornal o Mirante
Lavadouros do Sobralinho usados para jovens tomarem banho

Lavadouros do Sobralinho usados para jovens tomarem banho

Foram investidos sete mil euros num espaço que já não tem a utilização de antigamente

A Junta de Alverca gastou cerca de sete mil euros na requalificação do Lavadouro da Rua Bom Jesus, no Sobralinho, que tem servido praticamente só como piscina para os adolescentes da zona. Os moradores perto desta estrutura só de vez em quando é que vão ao espaço lavar os tapetes e carpetes.
Em período de férias escolares, André Pereira e os amigos costumam passar as tardes nos lavadouros, onde há sombra e água fresca. Os jovens tomam banho no tanque que é uma alternativa gratuita às piscinas, onde têm de pagar para tomar banho. “A malta da nossa idade vem para aqui molhar os pezinhos e dar um mergulho, os mais idosos lavam aqui a roupa e os tachos, por vezes trazem os netos que tomam aqui um banho”, indica o jovem de 15 anos, morador do Sobralinho.
A intervenção no Lavadouro aconteceu no início de 2016, no âmbito de uma proposta vencedora do orçamento participativo de 2015. De acordo com o Presidente da Junta de Alverca, Afonso Costa (PS), a cobertura estava em risco de derrocada, e foram gastos sete mil euros na requalificação do espaço que levou um telheiro novo. As obras incluíram também pinturas. A autarquia acabou por gastar dois mil euros a mais que a verba destinada no orçamento participativo.
“Uso o espaço para lavar coisas que não cabem na máquina, como tapetes, edredons, cobertores. No Verão as pessoas lavam aqui os tapetes”, refere Brígida Cardoso, de 67 anos, moradora da rua Bom Jesus. Quem passa pelo espaço critica a falta de limpeza do local, sobretudo da linha de água, que passa ao lado do tanque. A requalificação da infraestrutura, onde se gastaram sete mil euros, não abrangeu a limpeza do canal. Afonso Costa refere que essa é uma matéria da responsabilidade da câmara municipal, que garante estar programada uma intervenção ainda este ano.

Lavadouros do Sobralinho usados para jovens tomarem banho

Mais Notícias

    A carregar...