uma parceria com o Jornal Expresso

Edição Diária >

Edição Semanal >

Assine O Mirante e receba o jornal em casa
31 anos do jornal o Mirante

Dia dos Fiéis Defuntos e as cinzas dos incinerados

Eu sei e acho que quase toda a gente sabe que o Dia dos Fiéis Defuntos é celebrado pela Igreja Católica a 2 de Novembro mas como nesse dia não é feriado, muita gente aproveita o feriado de 1 de Novembro, Dia de Todos os Santos, para visitar os cemitérios onde tem familiares sepultados.
Esta minha carta tem por objectivo reflectir sobre a indicação dada recentemente pela Igreja Católica para que as cinzas das pessoas falecidas que manifestaram em vida a vontade de serem incineradas, sejam colocadas em “lugares sagrados” e não em casa da família ou divididas pelos familiares ou lançadas em qualquer local.
O documento, acho que da Santa Sé, divulgado a 25 de Outubro diz mesmo que há casos em que um funeral cristão pode ser negado a quem solicitar que as cinzas sejam espalhadas “por razões contrárias à fé cristã”.
Esta posição da Igreja Católica deverá criar algumas dúvidas e vem criar um problema acrescido às famílias de católicos que, para além de terem manifestado o desejo de serem incinerados após a sua morte, tenham pedido que as suas cinzas fossem colocadas em locais que não cemitérios. As religiões são muito complicadas, não são?
Manuel João de Sá

Mais Notícias

    A carregar...