Dia dos Fiéis Defuntos e as cinzas dos incinerados
Eu sei e acho que quase toda a gente sabe que o Dia dos Fiéis Defuntos é celebrado pela Igreja Católica a 2 de Novembro mas como nesse dia não é feriado, muita gente aproveita o feriado de 1 de Novembro, Dia de Todos os Santos, para visitar os cemitérios onde tem familiares sepultados.
Esta minha carta tem por objectivo reflectir sobre a indicação dada recentemente pela Igreja Católica para que as cinzas das pessoas falecidas que manifestaram em vida a vontade de serem incineradas, sejam colocadas em “lugares sagrados” e não em casa da família ou divididas pelos familiares ou lançadas em qualquer local.
O documento, acho que da Santa Sé, divulgado a 25 de Outubro diz mesmo que há casos em que um funeral cristão pode ser negado a quem solicitar que as cinzas sejam espalhadas “por razões contrárias à fé cristã”.
Esta posição da Igreja Católica deverá criar algumas dúvidas e vem criar um problema acrescido às famílias de católicos que, para além de terem manifestado o desejo de serem incinerados após a sua morte, tenham pedido que as suas cinzas fossem colocadas em locais que não cemitérios. As religiões são muito complicadas, não são?
Manuel João de Sá
Mais Notícias
Destaques

Filarmónica de Santo Estêvão tem-se adaptado aos tempos para atrair jovens

Uma família de ases do volante
