Prémio Carlos Paredes é um bom sinal da aposta de Vila Franca de Xira na cultura
Décima quarta edição distinguiu o músico alentejano Pedro Mestre
O músico Pedro Mestre recebeu no sábado, 3 de Dezembro, o Prémio Carlos Paredes, atribuído pela Câmara Municipal de Vila Franca de Xira, que distinguiu a obra “Campaniça do Despique”. A cerimónia de entrega do galardão, que visa distinguir artistas de música portuguesa não erudita, decorreu no Centro Cultural do Bom Sucesso, em Alverca. O músico agradeceu ao município vilafranquense e referiu que é mais um passo na dinamização da música tradicional alentejana. “Obrigado por este prémio que não é só meu. É importante o incentivo e desta forma damos continuidade a um objectivo que é por a música tradicional alentejana presente em todos os palcos e que possa sempre honrar os mestres que me ensinaram a tocar”, disse.
O presidente da Câmara de Vila Franca de Xira, Alberto Mesquita, sublinhou a aposta que o município tem feito na cultura e referiu que o Prémio Carlos Paredes já atingiu um patamar nacional. “Embora sejam conhecidos os condicionalismos [económicos] do país, a câmara municipal, fruto de uma gestão de rigor mas sobretudo de uma prioridade política, tem reforçado o orçamento da cultura. Tal permite manter iniciativas das mais variadas áreas da cultura como também aumentar a produção nesta área. Congratulamo-nos por isso em manter um prémio na área da música que já segue na 14ª edição, um prémio que homenageia um nome ímpar na nossa música, Carlos Paredes. Estamos a apoiar autores que muito nos orgulham, pois acreditamos que a cultura é um factor de desenvolvimento na sociedade. Este prémio já ganhou um lugar no panorama musical português, bem comprovado nas candidaturas que recebemos”, indicou o autarca.
Pedro Mestre, natural de castro Verde, dedica-se há mais de 20 anos à música tradicional alentejana, desde o canto à construção de viola campaniça. Na cerimónia estiveram várias pessoas do Alentejo, muitas delas amigas próximas do artista. Na abertura do espectáculo actuou o Grupo Coral Unidos do Baixo Alentejo.