
Danças de salão da AREPA fecham ano com campeões nacionais
Sonho da equipa do Porto Alto é alcançar títulos europeus no futuro. O treinador da equipa, Rui Cunha, faz um balanço positivo do ano mas avisa que o trabalho não pode parar para manter os bons ritmos de competição.
A secção de danças de salão da Associação Recreativa do Porto Alto (AREPA), Samora Correia, concelho de Benavente, encerrou o ano desportivo na sexta-feira, 2 de Dezembro, com um jantar de convívio em que as estrelas da noite foram Rafael Castanheta e Carolina Torres, que se sagraram campeões nacionais de adultos iniciados, na finalíssima que teve lugar em Setúbal em Novembro. “Foi um sonho concretizado, uma sensação fora do normal, de trabalho realizado, só quando acabámos de dançar vimos como tinha sido”, conta o par a O MIRANTE. Outro dos sonhos, serem campeões europeus, está ainda no horizonte.
O ano das danças de salão da AREPA acabou também com mais dois pares que alcançaram bons resultados: Fábio Prior e Susana Vaz alcançaram o quinto lugar nacional em adultos intermédios e Bruno Preces e Beatriz Vitorino ficaram em sexto lugar em juniores intermédios, tendo também vencido o Portugal Open da modalidade. Os pares têm entre os 13 e os 23 anos e são oriundos não apenas do concelho de Benavente como também de Vila Franca de Xira.
O treinador da equipa, Rui Cunha, faz um balanço positivo do ano mas avisa que o trabalho não pode parar para manter os bons ritmos de competição. “Alcançámos resultados que nos deixam muito satisfeitos. É fruto de muito trabalho, dedicação e empenho das atletas mas também da direcção da AREPA, que tem sido incansável para proporcionar todas as condições aos atletas inclusive no que diz respeito ao transporte”, elogia.
O técnico está a pensar na internacionalização dos jovens atletas e está já prevista a participação de alguns pares, em Março do próximo ano, no campeonato internacional europeu em Barcelona, Espanha. “Queremos meter estes miúdos ao mais alto nível europeu das danças de salão e isso só se consegue indo participar em provas. Queremos no próximo ano fazer mais e melhor e se possível voltar a ter mais campeões nacionais e regionais”, explica Rui Cunha.
A secção de danças de salão da AREPA já tem alguns títulos para mostrar, como o de campeões regionais no ano passado e o de campeões nacionais, alcançado há dois anos. Actualmente a secção tem três pares a competir e outro a preparar-se para as provas. Na vertente de lazer oferece à população a dança social, onde estão quinze pessoas, em que se ensina e aprende danças clássicas e latinas.
Uma das pretensões dos dirigentes da secção é reforçar as danças sociais nos próximos meses com novos praticantes. António José Lameiras, presidente da AREPA, explica que a secção de danças de salão é um dos orgulhos da colectividade, a juntar às restantes modalidades que o clube coloca à disposição da comunidade.

Mais Notícias
Destaques
