Hospital Vila Franca de Xira vai ter estacionamento gratuito
Plano passa por construir parque debaixo do viaduto de acesso ao edifício
O município de Vila Franca de Xira vai criar um estacionamento gratuito para os utilizadores do hospital da cidade debaixo do viaduto de acesso àquela unidade de saúde. Os terrenos são camarários e o presidente do executivo, Alberto Mesquita (PS), já garantiu na última semana que essa ideia é para avançar. O objectivo é acabar com o estacionamento selvagem que actualmente acontece no viaduto de acesso ao hospital, por parte de utilizadores que querem fugir ao pagamento do parque ali existente.
Recorde-se que no hospital apenas existe estacionamento pago que custa, no máximo, até cinco euros por dia. “O terreno onde passa o viaduto é nosso e pode ser melhorado para as pessoas deixarem lá o carro. Temos o problema da distância, ainda fica um pouco longe do hospital, mas é uma alternativa melhor do que deixar o carro parado no viaduto. Está previsto fazermos ali um estacionamento e temos isso em mente”, assegurou o autarca na última assembleia municipal.
Mesquita respondia ao eleito do Bloco de Esquerda, Carlos Patrão, que se queixou dos “custos exorbitantes” do estacionamento do hospital. “Os utentes sentem-se espoliados. O preço por hora é de 2,50 euros quando na zona mais cara de Lisboa, no Chiado, por exemplo, é de 2,30 euros. Além disso quem explora aquele parque foge da exposição pública porque não se consegue encontrar na sua página da internet qualquer informação sobre os custos à hora daquele parque”, criticou o eleito.
O presidente da câmara afiança que já houve reuniões com a administração daquela unidade de saúde e que o estacionamento foi uma das matérias abordadas. Houve entendimentos, segundo o autarca, mas foi também acordado que a actual situação de abuso no estacionamento ao longo do viaduto de acesso ao hospital é prejudicial, não apenas para os utentes como também para ambulâncias que ali circulem em emergência.
“Foi possível conciliar ideias, nas zonas mais críticas é preciso haver outra atitude da PSP [multar ou sensibilizar]. A intendente da PSP esteve nessa reunião e está por dentro do problema”, explica Alberto Mesquita.
Alguns utentes do hospital, escutados por O MIRANTE, concordam com a necessidade de criação de um parque gratuito nas proximidades. Mas esperam que a PSP seja “compreensiva” e não multe os condutores enquanto não houver alternativas gratuitas. “Com esse parque debaixo do viaduto dava para deixar lá o carro e subir a pé, não é assim tão longe e ao menos não se arriscava a multa”, defende Rodrigo Fontes.
Opinião semelhante tem Ana Nunes, que trabalha naquela unidade de saúde. “O parque é realmente um pouco caro. Percebe-se que a empresa tem de rentabilizar o investimento feito na construção mas para quem ganha salários baixos é incomportável e não temos outra solução senão deixar aqui em baixo no viaduto. Dava para vir de autocarro mas os horários são péssimos”, critica.