Parque infantil junto ao estádio de Tomar já reabriu
O parque infantil da zona desportiva, junto ao Estádio Municipal de Tomar, já reabriu ao público, após as obras de remodelação que começaram no final do mês de Setembro. A obra teve um custo superior a 70 mil euros e houve necessidade de intervenção no piso por causa das raízes das árvores. O parque foi também intervencionado por exigências legais uma vez que, segundo nota de imprensa do município, a legislação em vigor veio trazer regras muito mais apertadas para este tipo de equipamentos.
Esta obra foi alvo de diversas críticas uma vez que o equipamento estava fechado desde o início deste ano. O vice-presidente da Câmara de Tomar, Hugo Cristóvão (PS), explicou a O MIRANTE as razões do atraso. A obra foi adjudicada no final de Julho mas o município não conseguiu contactar a empresa durante todo o mês de Agosto, uma vez que se encontrava de férias. O contrato só foi assinado em Setembro e a obra começou de seguida, estando prevista a sua conclusão para este mês.
Em Setembro deste ano o vice-presidente referiu que os parques infantis em Tomar foram todos construídos mais ou menos na mesma altura, o que faz com que os problemas de manutenção surjam também todos na mesma altura. “Muitos dos materiais dos equipamentos dos parques infantis têm um desgaste natural, derivado da utilização frequente, e também há o problema do vandalismo, que é o mais preocupante”, disse.
Cristóvão explicou por que é que o parque infantil esteve encerrado antes das obras. “Recebemos uma espécie de um ultimato da ASAE [Autoridade de Segurança Alimentar e Económica] para encerrar o espaço e que poderia resultar em avultadas coimas para o município. Optamos por fechar até avançarmos com as obras de requalificação do equipamento”, sublinhou em Setembro deste ano.