uma parceria com o Jornal Expresso

Edição Diária >

Edição Semanal >

Assine O Mirante e receba o jornal em casa
31 anos do jornal o Mirante
A praia é sempre que o homem quiser

A praia é sempre que o homem quiser

O bom tempo tem levado as pessoas a sair de casa e na Póvoa de Santa Iria, cidade do concelho de Vila Franca de Xira, muitos fazem do parque ribeirinho e da chamada praia dos pescadores um ponto de encontro para a prática desportiva, lazer e convívio.

Jogar vólei de praia em Portugal em pleno mês de Dezembro não é muito habitual, mas na Póvoa de Santa Iria já se vai tornando comum sempre que o tempo o permite. O que tem acontecido nestes dias solarengos com temperaturas primaveris. O Parque Linear Ribeirinho da Póvoa de Santa Iria é também conhecido como Praia dos Pescadores e apesar de esta praia não ter ondas para mergulhar nem areal para se estender, apresenta um campo de voleibol de praia muito procurado.
Filipe Portugal e os amigos costumam jogar aos fins-de-semana e feriados, sempre que faz bom tempo. Tal como no feriado de 8 de Dezembro, onde estes jovens da Póvoa aproveitaram o sol de manhã para praticar a modalidade. “Agora que tem feito bom tempo temos vindo para aqui. Este campo foi uma grande ideia pois apesar de não estarmos na praia, temos o rio ao lado, temos bebedouros e sítios para fazer churrasco, que costumamos usar às vezes”, referem os jovens de 17 e 18 anos.
Estes jovens da Póvoa já tinham conhecimento do espaço, mas só há pouco mais de um mês é que vêm jogar à praia. “Nós costumávamos jogar mais basquetebol e futebol, mas com este campo mesmo aqui decidimos variar um bocadinho. No Verão é impossível, pois o campo está sempre ocupado e este espaço está sempre cheio”, indicam.
A Praia dos Pescadores é usada por muitos munícipes tanto para exercício físico como para lazer. É habitual encontrar pessoas a correr, a praticar pesca e o bar com esplanada torna-se ponto de encontro para muitas pessoas.
O parque foi implementado numa área de 14 hectares e em Setembro recebeu o prémio de paisagismo WAN Landscape, depois de em 2015 ter ganho o prémio internacional de arquitectura Archmarathon nas categorias de Paisagem e Espaços Públicos.

A praia é sempre que o homem quiser

Mais Notícias

    A carregar...