Primeiro Plano

Um presépio na garagem
A garagem da casa de Luís Ramalho volta a ser palco de um presépio que por este dias é local de visita para muitas crianças e adultos. Bombeiro de profissão, desde novo que Luís constrói presépios de grandes dimensões. A obra tem mais de 10 metros de comprimento, conta com mais de 150 figuras e pode ser vista até ao Dia de Reis (6 de Janeiro), das 9h00 às 22h00, na Rua José Maria Nicolau no Cartaxo. O presépio demorou cerca de uma semana a ser construído, tem música, luz e até peixes vivos. À esquerda, a sua mulher, Helena Agostinho, e um dos seus três filhos, Ildefonso, já habituados à extravagante obra de Luís que todos os anos nasce em sua casa.
Primeiro Plano | 15-12-2016


A magia do Natal
O Pai Natal já anda a espalhar a magia da quadra natalícia em Santarém. Aos sábados e domingos, das 15h00 às 19h00, lá está ele no segundo piso do centro comercial W Shopping a registar os muitos pedidos dos mais pequenos e a distribuir guloseimas a todos. O espírito da quadra vai viver-se no centro comercial todos os fins-de-semana de Dezembro com muita diversão e animação.
Primeiro Plano | 15-12-2016


Noiva de terceira geração
Carmina Almeida rejubilou ao ver a neta Ana Lúcia com o seu vestido de noiva. A senhora, de 81 anos, casou-se em 1957 e até ao Desfile de Noivas Antigas em Alverca, a 2 de Dezembro, que o traje esteve guardado em gavetas. O dia do casamento contou com 120 convidados e na altura Carmina esqueceu-se do ramo em casa. Apesar do sorriso rasgado, Carmina confessou que tinha pena que o falecido marido não estivesse presente para assistir ao momento.
Primeiro Plano | 15-12-2016


O presépio da família Ribeiro
Durante mais de um mês cerca de 400 figuras de terracota vão ocupar o lugar do automóvel na garagem da família Ribeiro, na Póvoa de Santarém, para darem corpo ao presépio que, desde há alguns anos, decora o local durante a quadra natalícia. As figuras são feitas por Eurico Ribeiro que em tempos foi presidente da Junta da Póvoa de Santarém. Segundo o próprio, neste presépio procura-se retratar algumas cenas do quotidiano da aldeia e da região e os filhos, com 24 e 17 anos, ajudaram na montagem da plataforma com cerca de 40 metros quadrados. A representação pode ser vista até 6 de Janeiro, Dia de Reis.
Primeiro Plano | 15-12-2016

Destaques

O Natal é mesmo no Natal por muito que gostássemos de sentir esta paz todo o ano
Desejos de Boas Festas, gestos de solidariedade, paz, amor e um mar de tradições. O conteúdo deste suplemento é uma imensa manifestação de esperança num mundo melhor. Cada desejo de Boas Festas aqui expresso das mais diversas formas é uma mensagem de amizade e de união e uma forma de realçar tudo o que de melhor cada um faz para tentar, à sua maneira, servir o próximo contribuindo para a felicidade colectiva.
Edição de 15-12-2016