Missão empresarial procurou abrir portas a empresas ribatejanas no Canadá
Iniciativa da associação Nersant contou com a participação de oito empresas
A Nersant - Associação Empresarial da Região de Santarém esteve no Canadá numa missão empresarial com o objectivo de abrir portas à realização de negócios entre empresas portuguesas e canadianas. Com a associação empresarial viajaram oito empresários que ficaram satisfeitos com a iniciativa e com a resposta recebida por parte do mercado canadiano.
Logo no primeiro dia de missão, a comitiva de empresários foi recebida numa sessão de apresentação do mercado canadiano por personalidades tão importantes como o Cônsul Geral de Portugal em Toronto, Luís Barros, o delegado da AICEP em Toronto, Raul Trovado, e a presidente do FPCBP - Federation of Portuguese-Canadian Business & Professionals, Michelle Jorge, que discursaram também no evento.
Nesta sessão, onde as empresas portuguesas também se apresentaram, a Nersant assinou um protocolo com a FPCBP - Federation of Portuguese-Canadian Business & Professionals, rubricado pelo presidente da comissão executiva da associação empresarial, António Campos, e pela presidente da FPCBP, Michelle Jorge, gesto que firma laços de cooperação entre as entidades em prol dos negócios entre os dois países. De relevar ainda a realização de um jantar de networking onde as empresas portuguesas puderam relacionar-se com mais de 100 empresários da federação, o que constituiu mais um momento e espaço privilegiado às trocas de contactos comerciais e ao estabelecimento de parcerias de negócio.
“Viemos tentar encontrar parceiros de negócio num mercado com muito potencial, mas ao mesmo tempo viemos convidar os empresários portugueses radicados no Canadá para que possam ver Portugal como uma janela de oportunidade de investimento. Em Portugal há um factor, que é a existência de capitais próprios baixos. Existem bons investimentos que podem ser feitos”, referiu António Campos, presidente da comissão executiva da Nersant. “Para além de promovermos as exportações das nossas empresas, queremos ao mesmo tempo, que os empresários olhem para Portugal e para o mercado Europeu de 500 milhões de habitantes”, realçou.
Para além dessa sessão e de outras reuniões com entidades institucionais relevantes nesse país, nomeadamente com a AICEP e a FPCBP, os empresários realizaram encontros de negócios com empresas canadianas, agenda devidamente trabalhada e organizada de acordo com as expectativas e objectivos das partes. Dessas reuniões, pode desde já concluir-se que existe procura por parte do mercado, de produtos portugueses, o que é, desde já, um bom indício.
Para além disso, foi ainda organizada uma mostra permanente dos produtos e serviços das empresas portuguesas, que esteve disponível e foi visitada por diversas empresas canadianas ao longo da missão.