uma parceria com o Jornal Expresso

Edição Diária >

Edição Semanal >

Assine O Mirante e receba o jornal em casa
31 anos do jornal o Mirante

PSD preocupado com sustentabilidade do Centro Hospitalar do Médio Tejo

Por causa da transferência de cuidados da população de Ourém para Hospital de Leiria

Os deputados do PSD eleitos pelo distrito de Santarém estão preocupados com a sustentabilidade do Centro Hospitalar do Médio Tejo (CHMT) devido ao facto de o Hospital de Leiria ter sido referenciado como unidade de atendimento da população de Ourém. Os parlamentares temem que o centro hospitalar possa vir a perder verbas para o Hospital de Leiria, o que não aceitam pelo facto de, consideram, o CHMT já ter um orçamento insuficiente. Os deputados referem ainda que a mobilidade dos utentes de Ourém para Leiria ficou “aquém das previsões iniciais”.
Algumas freguesias de Ourém estão mais perto de Leiria mas outras situam-se mais próximas do Hospital de Tomar, que pertence ao CHMT. Pelo que os social-democratas sublinham que “é preciso assegurar que esta alteração não coloca em causa a prestação de cuidados aos restantes utentes e que o Ministério da Saúde garante as condições necessárias para compensar as consequências desta alteração”.
Os deputados lembram que “a especificidade do Centro Hospital do Médio Tejo e o facto de ter três unidades hospitalares, Abrantes, Torres Novas e Tomar, não é mais uma vantagem para as populações, mas sim uma fragilidade que obriga um esforço muito maior por parte dos recursos humanos, da administração e dos próprios utentes”. Recordam ainda que um dos factores que antes impediram que a população de Ourém usasse o Hospital de Leiria foi “o risco de insustentabilidade do CHMT provocado pela perda dos utentes” e, em consequência, a inexistência de “actos médicos suficientes para garantir a qualidade dos cuidados prestados”.
Neste sentido, os deputados dirigiram um conjunto de perguntas ao ministro da Saúde. Os social-democratas querem saber qual a verba do contrato-programa do CHMT em 2016 e a que está prevista para o próximo ano. Perguntam ainda qual o número de utentes do concelho de Ourém que passaram a ser atendidos no Hospital Distrital de Leiria desde a alteração feita na referenciação e se houve perda de utentes no CHMT em 2016. Querem ainda saber para quando está previsto o reforço do capital, e em que montante, do CHMT e do Hospital Distrital de Santarém, destinado a reduzir as dívidas a fornecedores.

Mais Notícias

    A carregar...