uma parceria com o Jornal Expresso

Edição Diária >

Edição Semanal >

Assine O Mirante e receba o jornal em casa
31 anos do jornal o Mirante
Morreu o antigo presidente do U. Tomar que contratou Eusébio

Morreu o antigo presidente do U. Tomar que contratou Eusébio

Fernando Mendes faleceu no domingo, 11 de Dezembro, aos 82 anos

Morreu no domingo, 11 de Dezembro, o empresário de Tomar Fernando Mendes que foi dirigente associativo tendo sido, entre outros cargos, presidente da Sociedade Filarmónica Gualdim Pais e do União de Tomar, tendo, ao serviço deste último clube, contratado o futebolista Eusébio para jogar em Tomar entre Dezembro de 1977 e Março de 1978.
Fernando Mendes era proprietário de uma funerária com o seu nome que agora é gerida por um familiar. O funeral decorreu na tarde de segunda-feira, 12 de Dezembro, em Tomar. O executivo municipal da Câmara de Tomar aprovou, por unanimidade, na tarde desta segunda-feira, em sessão camarária, um voto de pesar pelo seu falecimento.
Em entrevista a O MIRANTE (ver edição 4 Janeiro 2012), Fernando Mendes contou como conseguiu trazer o “Pantera Negra” para jogar futebol no clube da cidade do Nabão quando se encontrava de férias do campeonato norte-americano onde jogava no Cosmos de Nova Iorque. Foi em Tomar, a jogar no campeonato nacional da segunda divisão, que o mítico atleta (falecido a 5 de Janeiro de 2014) de origem moçambicana, se despediu da alta competição nos relvados nacionais. A sua passagem por Tomar foi influenciada pelo seu amigo e ex-companheiro do Sport Lisboa e Benfica, na altura treinador-jogador da equipa nabantina, que deu uma ajudinha na sua contratação.
Fernando Mendes era o presidente do clube e recorda a reunião em Lisboa onde acertou o contrato com Eusébio e os ordenados pagos com cheques da sua conta pessoal. Na altura, o futebolista auferiu 50 ou 60 contos por mês, uma boa soma para a época mas bem longe das fortunas que hoje ganha um atleta de topo. O “Pantera Negra” aceitou o desafio mas impôs uma condição. “O Eusébio disse-me: atenção Sr. Fernando, quem me passa os cheques é o senhor e os cheques são seus. Ele não queria cheques do clube. E fechamos o negócio”, contou em Janeiro de 2012 a O MIRANTE.

Morreu o antigo presidente do U. Tomar que contratou Eusébio

Mais Notícias

    A carregar...