uma parceria com o Jornal Expresso

Edição Diária >

Edição Semanal >

Assine O Mirante e receba o jornal em casa
31 anos do jornal o Mirante
Cortiça com recorde de exportações quer chegar aos mil milhões de euros em 2017

Cortiça com recorde de exportações quer chegar aos mil milhões de euros em 2017

Grande parte do montado de sobro em território nacional encontra-se no concelho de Coruche, onde está também sediado o Observatório do Sobreiro e da Cortiça.

A cortiça vai atingir em 2016 o “recorde da história” de exportações, com 950 milhões de euros e em 2017 estima-se que chegue ao “mil milhões de euros” de exportação de casca de sobreiro. “Em 2016 vai bater o seu recorde de exportações. Em 2017, com muita probabilidade, atingirá os mil milhões de exportações”, disse à Lusa o presidente da Associação Portuguesa da Cortiça (APCOR), João Rui Ferreira, à margem da conferência intitulada “Como valorizar o sector da Cortiça”, que decorreu na cidade do Porto.
Os Estados Unidos da América são desde 2015 o principal mercado do destino das exportações da cortiça portuguesa, designadamente para rolhas para o “mundo vinícola” e para “materiais de construção”. Em 2016 o principal mercado importador de cortiça nacional volta a ser os Estados Unidos da América, disse João Rui Fernandes. O presidente da APCOR diz-se “feliz” com as conquistas alcançadas ao longo das seis décadas - a APCOR celebrou no dia 6 de Dezembro o 60.º aniversário - mas sublinha que a conferência dedicada ao “debate do futuro da cortiça, serviu não só para celebrar o sector, mas também para “lançar uma vontade de mudança para o futuro”.
O presidente da APCOR lançou também a iniciativa para debater o futuro da cortiça para que os empresários saibam sair da “zona de conforto” porque para se conseguir atingir em 2017 o “número mágico” dos “mil milhões de euros de exportações”, porque, alerta, que se nada for feito, “provavelmente o futuro não será tão brilhante”. Segundo João Rui Ferreira, o objectivo que foi traçado no início do seu mandato foi atingir os mil milhões de Euros.

Cortiça com recorde de exportações quer chegar aos mil milhões de euros em 2017

Mais Notícias

    A carregar...

    Capas

    Assine O MIRANTE e receba o Jornal em casa
    Clique para fazer o pedido