uma parceria com o Jornal Expresso

Edição Diária >

Edição Semanal >

Assine O Mirante e receba o jornal em casa
31 anos do jornal o Mirante

Assembleia de Freguesia de Alpiarça evoca 40 anos do Poder Local

As primeiras eleições autárquicas em Portugal realizaram-se há 40 anos, precisamente em 12 de Dezembro de 1976, e a Assembleia de Freguesia de Alpiarça reuniu nesse mesmo dia para evocar a eleição dos primeiros autarcas.
O presidente da mesa da assembleia, Ricardo Hipólito, fez um breve historial das eleições de 12 de Dezembro de 1976 na freguesia alpiarcense, com a ida às urnas de 75% dos eleitores inscritos, dando a vitória à FEPU, com 59,7% dos votos, seguido do PS, com 27,8% e, por fim, os GDUP, com 8,1%, e mencionou os desafios colocados aos inexperientes autarcas. Os representantes do povo “com uma grande vontade de aprender e colocar as suas capacidades em prol da comunidade, no sentido de desenvolver a sua terra, fizeram com que as inerentes dificuldades fossem, na maior parte, ultrapassadas”.
Apesar de ser um tempo “em que as competências da junta eram reduzidas, nem por isso se deve retirar mérito àqueles autarcas que se envolveram com a população para, junto desta, encontrarem soluções para problemas ou implementarem medidas tendentes ao cumprimento de anseios”, acrescentou Ricardo Hipólito.
O presidente da assembleia salientou a importância de se “ter sempre presente que somos os primeiros da cadeia de poderes, os que estamos mais próximos das populações” exortando para que “em cada momento, se saiba dar as devidas respostas aos legítimos anseios das populações, com responsabilidade”.
Concluiu a sua intervenção saudando os autarcas antecessores, os quais “foram, a cada dia, obreiros de parte importante deste edifício da nossa democracia - o poder local”.

Mais Notícias

    A carregar...

    Capas

    Assine O MIRANTE e receba o Jornal em casa
    Clique para fazer o pedido