Marcações no piso para acabar com estacionamento anárquico em Vila Franca de Xira
Município admite vir a estudar plano para delimitar lugares de estacionamento
O estacionamento anárquico e sem qualquer ordenamento que acontece todos os dias no parque de estacionamento junto à praça de toiros de Vila Franca de Xira tem os dias contados. A informação foi avançada pelo presidente do município, Alberto Mesquita (PS), na última reunião pública de câmara.
Segundo o autarca, está já em fase de estudo a possibilidade de se delinearem no pavimento os lugares de estacionamento naquele local para impedir que aconteça o que hoje ali se verifica: carros em segunda e por vezes terceira fila, ocupando corredores de circulação dos veículos e zonas de circulação de pessoas.
O parque é dos poucos espaços gratuitos onde estacionar o carro na zona sul da cidade e é um caos especialmente no período das duas festas grandes de Vila Franca de Xira: o Colete Encarnado e a Feira de Outubro. “A situação por vezes só não é pior porque andam sempre aqui uns arrumadores a controlar mais ou menos o espaço senão ainda era pior”, lamenta Fernanda Matos, moradora a O MIRANTE.
O presidente da câmara admite que algo tem de ser feito e que isso poderá também ser analisado no âmbito da mais vasta requalificação que é necessária fazer em todo o Largo 5 de Outubro. “Reconheço que com marcações teríamos melhores condições porque o estacionamento actualmente é um bocado anárquico”, disse Alberto Mesquita.
O autarca respondia às preocupações da vereadora Helena de Jesus, da Coligação Novo Rumo, liderada pelo PSD, que disse ser importante aproveitar o espaço existente da melhor maneira. “Quem necessita de estacionar não encontra qualquer marcação, é tudo a olho, além de haver uma baixa optimização do espaço”, lamentou. Para a eleita “é possível arrancar mais lugares disponíveis” caso venham a ser feitas marcações do piso.