uma parceria com o Jornal Expresso

Edição Diária >

Edição Semanal >

Assine O Mirante e receba o jornal em casa
31 anos do jornal o Mirante
O empresário campeão de petanca

O empresário campeão de petanca

Carlos Monteiro conheceu a modalidade quando viveu em França e quer desenvolvê-la em Santarém. Nasceu em Santarém e cresceu em França onde esteve até regressar a Portugal aos 29 anos. Foi em terras francesas que se apaixonou pela petanca e hoje é atleta, árbitro, treinador e representante de uma marca de material para a modalidade. Em Setembro o também empresário conquistou a Taça de Portugal de petanca e sonha com um clube em Santarém.

Treina petanca sozinho quase todos os dias junto à Praça de Toiros Celestino Graça em Santarém e em casa já guarda vários títulos de uma modalidade que diz estar em crescimento. Carlos Monteiro é dono de uma empresa de restauro de edifícios em Santarém, cidade onde nasceu no dia 1 de Janeiro de 1962. Em Setembro conseguiu em Almeirim o título de campeão da Taça de Portugal em equipas com Jorge Neves de Tomar e Manuel Rodrigues, um emigrante em França.
Os três alcançaram o feito pelo Clube de Petanca de São Pedro do Estoril, mas Carlos Monteiro tem ainda no currículo um campeonato nacional pelo clube de Cascais - feito alcançado há dez anos no Algarve. Para este empresário fazer as contas a títulos e pódios em provas regionais torna-se mais difícil, porque já lhes perdeu a conta. “Joguei petanca no Clube Desportivo “Os Águias” de Alpiarça e na Associação 20 Kms de Almeirim, mas há 10-11 anos que estou no São Pedro de Estoril porque está numa região onde tenho muito trabalho”, afirma Carlos Monteiro.
“Quanto mais treinar mais sorte tenho porque há uma memória física que fica pelos movimentos que vamos fazendo”, refere Carlos Monteiro, que treina cerca de uma hora de terça a sexta-feira. Apesar de ter nascido na capital do gótico, Carlos tornou-se emigrante muito cedo. Com dois anos foi viver com os pais para Roanne, França, país onde fez o percurso académico e iniciou o percurso profissional.
Começou por seguir as pisadas do pai e trabalhou nas obras em França e com cerca de 29 anos voltou definitivamente para Portugal. Por volta dos 35 anos começou a levar a petanca mais a sério. “Ainda joguei futebol em França e no União de Santarém mas o gosto pela petanca nasceu logo aos sete anos quando jogava com amigos e vizinhos”, conta Carlos.
Em Portugal o empresário tornou-se atleta federado e actualmente, além de jogador, é também treinador de petanca do São Pedro do Estoril. Ao currículo acrescenta a representação de duas marcas de material da modalidade e as funções de árbitro de petanca. Carlos diz que só vai exercer estas duas funções a tempo inteiro quando já não conseguir jogar.

O desafio para Santarém
Carlos aproveita a conversa com
O MIRANTE para deixar um apelo aos apreciadores e curiosos da modalidade no concelho de Santarém: “Sou um apaixonado por isto e é um sonho criar um clube de petanca na cidade”, realça, disponibilizando-se para dar formação. “Em Portugal são cerca de 750 federados mas há muitos amadores, entre homens e mulheres, e quero que a modalidade seja cada vez mais conhecida”, acrescenta afirmando estar disponível pelo e-mail obraunica@gmail.com, pelo número de telemóvel 915 428 730 ou perto da Praça de Toiros.
Neste momento está a decorrer uma campanha para que a petanca chegue aos Jogos Olímpicos de 2024 aos quais, entre outras cidades, Paris está a concorrer para os receber. “É o sonho de muita gente e para a França, sendo o país onde nasceu a petanca. Gostava de estar presente mas como treinador porque quero ver jovens com gosto, experiência e tecnicamente evoluídos a representar Portugal”, conclui.

O empresário campeão de petanca

Mais Notícias

    A carregar...

    Capas

    Assine O MIRANTE e receba o Jornal em casa
    Clique para fazer o pedido