uma parceria com o Jornal Expresso

Edição Diária >

Edição Semanal >

Assine O Mirante e receba o jornal em casa
31 anos do jornal o Mirante

Trabalho e dedicação são o segredo do sucesso do andebol da AREPA

Duas jovens estão em treinos de preparação para integrar a selecção nacional. Número de praticantes da modalidade tem superado as expectativas e o ano termina com balanço positivo.

Margarida Pereira e Joana Ribeiro são as duas novas estrelas da secção de andebol da Associação Recreativa do Porto Alto (AREPA), Samora Correia, concelho de Benavente, por estarem a frequentar os treinos de preparação para integrar a selecção nacional da modalidade.
O entusiasmo é grande e o esforço também porque vestir a camisola da selecção nacional não é um feito pequeno e só está ao alcance dos mais resistentes e empenhados. Joana Ribeiro tem 13 anos, é de Samora Correia e, só se dedica ao andebol nos tempos livres. Foram as colegas que já praticavam a modalidade na AREPA que a desafiaram a aderir. “Acabei por fazer boas amigas e o espírito de grupo é muito bom. O que mais gosto na modalidade é de competir, gosto de jogos que sejam muito competitivos”, refere a O MIRANTE.
O sonho de Joana era ser jogadora profissional de andebol a tempo inteiro mas se isso não for possível gostava de ser médica. “O meu sonho é vestir a camisola da selecção e isso só se consegue praticando cada vez mais, evoluindo e melhorando”, refere.
Duas vezes por mês a dupla é convocada pela federação para ir participar nos treinos da selecção nacional, zona centro-sul. “Estamos muito entusiasmados com as prestações delas e se continuarem empenhadas vão conseguir. Trabalham imenso durante a semana e aos fins-de-semana, durante os jogos”, garante João Pirralho, treinador de andebol da equipa de infantis e iniciadas femininas da AREPA.
O clube tem nesta modalidade mais de meia centena de atletas, um valor elevado que enche de orgulho não só os dirigentes da colectividade como também o treinador. “Começámos com pouco mais de 20 atletas e neste momento estamos a ter uma procura maior. Está a exceder as nossas expectativas, o que é bom”, refere.
Para o técnico a única pena é que os jogos de andebol ainda não sejam televisionados como os jogos de futebol. “Se isso acontecesse iria ajudar bastante na divulgação do andebol”, analisa.
Segundo João Pirralho, mais importante que o sucesso desportivo é a criação de um espírito de grupo e lançar bases para a vida futura das atletas. “O que fazemos é tentar criar um espírito de grupo, que elas não pratiquem só desporto, que tenham algum convívio. Que possam crescer enquanto senhoras e possam ter um bom nível de vida e um espírito de grupo e entreajuda. Estamos na competição mas é bom fazerem-se boas amizades. Felizmente temos conseguido ter bons grupos de trabalho”, conclui.
As equipas de andebol da AREPA treinam no pavilhão municipal do Porto Alto, cuja utilização foi cedida pela Câmara de Benavente ao clube.

Mais Notícias

    A carregar...

    Capas

    Assine O MIRANTE e receba o Jornal em casa
    Clique para fazer o pedido