uma parceria com o Jornal Expresso

Edição Diária >

Edição Semanal >

Assine O Mirante e receba o jornal em casa
31 anos do jornal o Mirante
Cães continuam a atacar ovelhas em Abrantes

Cães continuam a atacar ovelhas em Abrantes

Dono do rebanho apresentou reclamação na PSP a pedir a acção das autoridades

O rebanho de ovelhas de Jorge Dias voltou a ser atacado por cães vadios no início da semana passada, o que levou o proprietário a apresentar uma queixa na PSP de Abrantes onde pede mais acção por parte das autoridades, nomeadamente da polícia e da câmara municipal, a quem compete a recolha dos animais errantes.
Na reclamação, Jorge Dias diz que nos últimos 45 dias o seu rebanho foi atacado dez vezes, tendo perdido 31 ovelhas adultas e oito borregos, o que representa, pelas suas contas, um prejuízo de mais de três mil euros. A polícia tem tomado conta das ocorrências e o veterinário municipal também está ao corrente da situação. Segundo o queixoso, já tentaram apanhar os cães mas não conseguiram. O dono do rebanho, que costuma pastar nas encostas da cidade, designadamente junto ao castelo e ao hospital, reclama medidas e diz que não sabe quanto tempo mais vai aguentar sem nada fazer. Diz que nos últimos cinco anos já perdeu cerca de 150 cabeças de gado devido aos ataques dos cães.
Os ataques têm sido recorrentes e as denúncias de Jorge Dias também, conforme relatámos na edição de O MIRANTE de 17 de Novembro de 2016. O ex-empresário de construção civil queixava-se de nas três semanas anteriores ter ficado sem 20 ovelhas, mortas por cães na encosta do Castelo.
“O problema é que os animais andam aqui a limpar estas encostas e eu terei que desistir dos animais e as encostas vão ficar ao abandono. Vão ser o pasto para os incêndios”, dizia, acrescentando que no último incêndio aquela parte da encosta, como estava limpa, não ardeu.

Cães continuam a atacar ovelhas em Abrantes

Mais Notícias

    A carregar...

    Capas

    Assine O MIRANTE e receba o Jornal em casa
    Clique para fazer o pedido