Não se verificam os piores cenários de meningite em Vila Franca de Xira
Mais crianças foram ao hospital com sintomas mas não se confirmou infecção. Município afiança que a normalidade foi reposta e que o procedimento de prevenção adoptado foi o correcto.
Não se confirmaram as suspeitas de quatro crianças da escola básica de Povos que, entre segunda e terça-feira, deram entrada no Hospital de Vila Franca de Xira com sintomas que se suspeitava serem de meningite bacteriana. As análises deram negativo e as crianças foram enviadas para casa. A informação foi confirmada pelo município de Vila Franca de Xira.
Uma menina de seis anos que é, até agora, o único caso confirmado da doença, apresenta melhorias no seu estado de saúde e já abandonou os cuidados intensivos do Hospital da Estefânia. “Quando soubemos desse foco de infecção articulámos logo com o agrupamento de escolas e como houve uma festa de Natal, onde a criança tinha estado, entendemos por bem falar com os pais de todas as outras crianças para começarem a tomar a medicação. Não foram diagnosticados mais casos e todas as medidas necessárias foram tomadas com a saúde pública”, assegurou Fernando Paulo Ferreira, vice-presidente do município.
Recorde-se que mais de centena e meia de pessoas, que estiveram na quinta-feira, 15 de Dezembro, na festa de Natal da escola básica de Povos, em Vila Franca de Xira, foram chamadas para realizar com urgência a profilaxia de prevenção devido ao facto de uma das crianças do grupo ter apresentado sintomas de meningite bacteriana. É uma doença grave que pode comportar risco de vida. A delegada de saúde local, Marília Alves, já tinha assegurado que não havia motivos para alarme.
A septicemia meningocóccica é transmitida pela pessoa doente através de gotículas expelidas da tosse ou espirros. Apresenta como sintomas febre alta, dor de cabeça e rigidez do pescoço. A septicemia começa com sintomas de gripe, como febre e calafrios, dores no corpo, mal-estar e náuseas. Mas depois os sintomas evoluem rapidamente chegando a dar lugar a dores abdominais, diarreia e vómitos. Outros sintomas possíveis incluem confusão mental, letargia e taquicardia.