uma parceria com o Jornal Expresso

Edição Diária >

Edição Semanal >

Assine O Mirante e receba o jornal em casa
31 anos do jornal o Mirante
Vizinho que abusou de idosa acamada em Fazendas de Almeirim julgado em 2017
CHOQUE. Marido da vítima tinha ido à mercearia quando a situação ocorreu

Vizinho que abusou de idosa acamada em Fazendas de Almeirim julgado em 2017

Ministério Público acusa o homem de três crimes de abuso sexual de pessoa incapaz de resistência. O caso ocorreu no Verão de 2014 e o suspeito foi apanhado pelas funcionárias do apoio domiciliário que prestavam cuidados à vítima, na altura com 76 anos e com uma situação de saúde débil. A idosa estava acamada há cinco anos e já não via, ouvia nem falava.

O caso do homem apanhado há dois anos e meio a violar a vizinha acamada, de 76 anos, em Fazendas de Almeirim, deve começar a ser julgado no próximo ano em Santarém. O Departamento de Investigação e Acção Penal, coadjuvado pela Policia Judiciária, já concluiu a investigação, e o Ministério Público acusa o homem, que na altura tinha 48 anos, de três crimes de abuso sexual de pessoa incapaz de resistência.
Os factos remontam a Julho e Agosto de 2014 e ocorreram na residência da vítima, que devido a doença já tinha perdido a visão, a fala e a audição, segundo esclarece a Procuradoria da Comarca de Santarém. A vítima também não conseguia andar e estava acamada já há cinco anos, na sequência de um tumor na cabeça, recebendo apoio domiciliário da Associação de Apoio às Famílias de Fazendas.
Os crimes de que o homem está acusado é punível, cada um, com penas de prisão de seis meses a oito anos. Segundo o Código Penal, esta moldura é agravada para uma pena mínima de dois anos de prisão e um máximo de 10 anos, se existir cópula. O acusado, segundo apurou na altura O MIRANTE, vivia com a mãe numa barraca de madeira construída pela câmara a poucos metros da residência da vítima. A mãe do suspeito é ainda prima da vítima.
Na tarde do dia 5 de Agosto de 2014, altura em que o suspeito foi descoberto, conforme O MIRANTE noticiou, o marido da vítima, António Bento Silva, tinha ido à mercearia comprar queijos. O vizinho, aproveitando que a idosa estava sozinha, entrou na habitação e consumou os abusos. As funcionárias do apoio domiciliário, que nesse dia tinham chegado mais tarde do que o habitual, encontraram o homem na residência e estranharam que a roupa da cama da idosa estava tirada e que esta não tinha fralda, tendo alertado de imediato a GNR.
O suspeito ainda se escondeu debaixo da cama do quarto ao lado mas foi detido pelos militares, a quem terá confessado os factos. António Bento Silva, reformado da construção civil, disse na altura a O MIRANTE que nunca imaginou que uma situação destas pudesse acontecer apesar de desconfiar que o homem já andava a rondar a casa há umas semanas e que já lhe teria levado comida do frigorífico. A porta da habitação, uma casa antiga na zona da serra de Fazendas, concelho de Almeirim, costumava ficar no trinco para que as funcionárias do apoio domiciliário pudessem entrar.
A idosa, que trabalhou na agricultura, foi operada em 1990 a um tumor na cabeça, e desde essa altura a sua saúde piorou. Os vizinhos com quem O MIRANTE falou após o crime, não têm boas referências do indivíduo que dizem já se ter metido com algumas mulheres dirigindo-lhes palavras obscenas.

Vizinho que abusou de idosa acamada em Fazendas de Almeirim julgado em 2017

Mais Notícias

    A carregar...

    Capas

    Assine O MIRANTE e receba o Jornal em casa
    Clique para fazer o pedido